Fundação de Isidório

Vereadora do PT critica Fundação de Isidório após denúncias de maus tratos pela TV Globo

A vereadora Maria Marighella (PT), vice-líder do partido na Câmara Municipal de Salvador (CMS), condenou nesta segunda-feira (20) o tratamento antidrogas ofertado pela Fundação de Isidório, a Doutor Jesus, do deputado federal baiano, do (Avante), em Candeias.

Veja também: Vaza suposta foto da tatuagem no ânus de Anitta! Veja

A chamada comunidade terapêutica, foi denunciada pelo Fantástico, programa da TV Globo, no domingo (20), por maus tratos contra os internos. Entre eles castigos físicos, racionamento de comida, segregação e repressão sexual, além de doutrinação religiosa interferindo nos cuidados médicos.

“Em 74, Nise da Silveira já denunciava e combatia as técnicas agressivas no tratamento de pessoas com doenças mentais. Em lugar desses métodos, ela preconizava um tratamento baseado na arte e revolucionou a luta antimanicomial. Proselitismo religioso e tratamento manicomial só trazem dor e sofrimento. Não aceitaremos aqui na Bahia esse tratamento que nega a ciência e alimenta a LGBTQIAP+ fobia”, pontua a vereadora.

“As alternativas de tratamento são muitas, a exemplo do programa Corra pro Abraço, na Bahia, que aponta para um outro caminho,  mais  como tratamento antidrogas. O programa garante a cidadania e os direitos de pessoas em contextos de vulnerabilidade social devido à criminalização das drogas,  aproximando seus beneficiários das políticas públicas existentes e entendendo que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos, mas precisa de incentivo financeiro e priorização do Estado”, completa.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI