Jornalista

Jornalista é detida após injúria racial contra policial em Salvador durante Pré-Carnaval

por Léo de Topó 

No último sábado (3), um incidente chocante marcou o Fuzuê, um dos eventos de pré-carnaval mais aguardados em Salvador. Uma jornalista, cuja identidade não foi revelada, foi presa em flagrante por injúria racial contra uma policial militar. O crime ocorreu durante uma abordagem da agente de segurança no bairro da Barra.

Veja também: Novo site da Central de Regulação de Lauro de Freitas facilita acompanhamento de solicitações! Confira:

De acordo com informações da Polícia Civil, a suspeita recusou-se a ser abordada pela policial, fundamentando sua resistência na raça da agente, que é negra. A jornalista proferiu ofensas verbais, declarando que “não veio do navio negreiro para ser revistada por uma negra” e desferindo outros insultos contra a policial.

A delegada Marialda Santos, responsável pela efetivação do flagrante, destacou a ausência de arrependimento por parte da jornalista. “Apesar de desconversar, ela manteve o discurso racista”, informou a delegada.

Após a detenção no posto localizado na Avenida Marques de Leão, a mulher foi submetida a exames de lesões corporais e permanecerá presa, aguardando a Audiência de Custódia do Poder Judiciário.

A Polícia Civil anunciou a disponibilização de serviços especializados para o atendimento às vítimas e outros grupos vulneráveis nos postos de Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir). Esses postos estarão instalados nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande) durante os eventos carnavalescos.

É importante ressaltar que, em 11 de janeiro de 2023, foi promulgada a Lei 14.532/2023, que equipara a injúria racial ao crime de racismo. Com essa legislação, a pena tornou-se mais severa, com reclusão de dois a cinco anos, além de multa. Não cabe mais fiança, e o crime é considerado imprescritível. A sociedade espera que casos como este sejam tratados com a seriedade que merecem, promovendo justiça e conscientização sobre a gravidade da injúria racial.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.