Marielle

Desdobramento chocante: PF prende mandantes da morte de Marielle Franco

por Léo Barros

Neste domingo, 24 de março, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que resultou na prisão dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, sob a acusação de serem os mandantes do brutal assassinato da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e seu motorista Anderson Gomes.

Baixaria! Rei Momo ‘parte pra cima’ de secretário de Lauro de Freitas

A investigação teve um desdobramento crucial com a delação do executor do crime, o ex-policial militar Ronnie Lessa. Com base em informações fornecidas por Lessa, os nomes de Chiquinho e Domingos Brazão, bem como do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, vieram à tona como os possíveis mentores por trás desse ato de violência que chocou o país.

Rivaldo Barbosa, além de ser detido nessa operação, já havia sido previamente associado pela PF a um suposto recebimento de R$ 400 mil em propinas para obstruir as investigações sobre o assassinato de Marielle e Anderson. A suspeita recai sobre uma série de mensagens entre o vereador Marcello Sicilliano e o miliciano Jorge Alberto Moreth, onde se menciona o delegado recebendo dinheiro de suborno. Essa troca de mensagens, ocorrida em fevereiro de 2019, foi encontrada no celular de Sicilliano por agentes federais. Os três presos foram conduzidos à superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro e devem ser transferidos para o Distrito Federal ainda hoje.

Possíveis motivações e contexto para o assassinato de Marielle

Os investigadores continuam a trabalhar arduamente para esclarecer os detalhes e a motivação por trás do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Até o momento, as evidências apontam para uma possível conexão com a expansão territorial das milícias no Rio de Janeiro.

A decisão de realizar a operação no início deste domingo foi estratégica, visando surpreender os suspeitos e evitar qualquer tentativa de fuga ou obstrução da justiça. Informações da inteligência policial indicavam que os envolvidos estavam em estado de alerta nos últimos dias, especialmente após a homologação da delação premiada de Ronnie Lessa pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Conclusão

O caso do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes marcou profundamente o Brasil e o mundo, pela brutalidade do crime e pela luta incansável por justiça que se seguiu. A prisão dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, assim como de Rivaldo Barbosa, representa um passo importante na busca por respostas e pela responsabilização dos envolvidos nesse ato covarde.

As investigações continuam, e a sociedade aguarda por mais esclarecimentos sobre os detalhes desse caso que abalou as estruturas políticas e sociais do Rio de Janeiro e do país como um todo. A justiça está em curso, e a esperança é de que a memória de Marielle Franco e Anderson Gomes seja honrada com a punição dos culpados e com a garantia de que atos de violência e impunidade não terão lugar em nossa sociedade.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! E se você apreciou o conteúdo desse artigo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.