Por que algumas pessoas só decidem procurar Deus quando estão ficando velhas?

Por que algumas pessoas só decidem procurar Deus quando estão ficando velhas

Por que algumas pessoas só decidem procurar Deus quando estão ficando velhas?

A velhice pode ser penosa. Daí a necessidade de que as pessoas sejam ajudadas a vivenciá-la com serenidade e mesmo com certa alegria: a alegria da maturidade, da sabedoria experimentada, da tarefa cumprida.

Leia mais: Tudo o que voce gostaria de saber sobre DEUS mas teve medo de perguntar

Um fantasma chamado Velhice está à espreita e já começo a sentir os seus efeitos. O pior deles é a depressão que, sem pedir licença, foi se instalando sem a menor cerimônia e me angustia com perguntas do tipo: ‘Para que fazer isto? Para que fazer aquilo? Você vai morrer mesmo, para que se importar com casa, roupas e outras bobagens? 

Se ela parasse por aí, tudo bem. Mas o pior mesmo é que me tira também a vontade de rezar. E sem oração não me sinto gente, não tenho forças nem ânimo nem coisa alguma. 

Já é tão triste olhar no espelho e ver aquela devastação triste do tempo implacável. Não me posso conformar com isto! Se essa devastação fosse só na superfície do ser humano, vá lá! Mas penetra-lhe a alma; meu Deus, como isto me apavora!”

Por que algumas pessoas só decidem procurar Deus quando estão ficando velhas

A MELHOR vida possível”, disse Muriel, de 101 anos de idade. “É realmente um privilégio!”, descreveu Theodoros, de 70 anos de idade. Não poderia ter usado a minha vida de forma melhor”, declarou Maria à idade de 73 anos. Todos esses idosos passaram a vida no serviço a Deus.

Eles são exemplos típicos de muitos adoradores ativos de Deus em todo o mundo. Apesar da idade avançada, problemas de saúde e outras situações difíceis, ainda servem a Deus de toda a alma. 

O livro dos Salmos faz uma observação muito apropriada sobre a qualidade de vida que os idosos fiéis podem esperar levar. Eles podem ser como uma árvore antiga e majestosa que continua a ser produtiva. 

O salmista cantou a respeito de idosos fiéis: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes.” — Salmo 92:14, Almeida, revista e corrigida.

Alguns talvez temam ser rejeitados quando a idade avançada diminuir sua vitalidade. Davi rogou a Deus: “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.” (Salmo 71:9, Al) O que tem ajudado os idosos a continuar produtivos apesar da idade? A qualidade piedosa da justiça. “O próprio justo brotará como a palmeira”, cantou o salmista. — Salmo 92:12.

Os que usaram a vida plenamente no serviço fiel a Deus em geral continuam a produzir bons frutos na idade avançada. Na realidade, muitas das coisas que fizeram em benefício de outros ou de si mesmos deram bons resultados, iguais a sementes lançadas que brotam e produzem uma safra abundante. (Gálatas 6:7-10; Colossenses 1:10) 

Naturalmente, os que desperdiçaram a vida em atividades egocêntricas, desconsiderando a Deus, em geral têm pouca coisa de valor para mostrar ao ficar mais velhos.

O livro bíblico de Provérbios destaca a justiça como adorno da velhice. Lemos ali: “As cãs são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.” (Provérbios 16:31) Sem dúvida, a justiça é um reflexo da beleza interior. 

Aquele que segue um proceder justo durante uma vida longa granjeia respeito. (Levítico 19:32) O cabelo grisalho, acompanhado de sabedoria e virtude, resulta em honra. — Jó 12:12.

Deus considera bela uma vida justa gasta no seu serviço. As Escrituras dizem: “Mesmo até a velhice da pessoa, eu [Deus] sou o Mesmo; e até as cãs da pessoa, eu mesmo continuarei a sustentar. Eu mesmo hei de agir, para que eu mesmo carregue e para que eu mesmo sustente e ponha a salvo.” (Isaías 46:4) 

É muito consolador saber que nosso amoroso Pai celestial promete sustentar e apoiar os que lhe são leais quando tiverem envelhecido. Salmo 48:14.

Já que uma vida gasta no serviço fiel a Deus é bela do ponto de vista dele, não merece também o respeito de outros? Refletindo o conceito de Deus, prezamos muito nossos irmãos cristãos idosos. (1 Timóteo 5:1, 2) Portanto, procuremos modos práticos de mostrar amor cristão ao cuidarmos das necessidades deles.

Não é apenas uma simples decisão, mas uma necessidade da própria natureza humana achegarmos a Deus mesmo estando velhos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe