Por que algumas pessoas só decidem procurar Deus quando estão ficando velhas

Por que algumas pessoas só decidem procurar Deus quando estão ficando velhas?

A velhice pode ser penosa. Daí a necessidade de que as pessoas sejam ajudadas a vivenciá-la com serenidade e mesmo com certa alegria: a alegria da maturidade, da sabedoria experimentada, da tarefa cumprida.

Leia mais: Tudo o que voce gostaria de saber sobre DEUS mas teve medo de perguntar

Um fantasma chamado Velhice está à espreita e já começo a sentir os seus efeitos. O pior deles é a depressão que, sem pedir licença, foi se instalando sem a menor cerimônia e me angustia com perguntas do tipo: ‘Para que fazer isto? Para que fazer aquilo? Você vai morrer mesmo, para que se importar com casa, roupas e outras bobagens? 

Se ela parasse por aí, tudo bem. Mas o pior mesmo é que me tira também a vontade de rezar. E sem oração não me sinto gente, não tenho forças nem ânimo nem coisa alguma. 

Já é tão triste olhar no espelho e ver aquela devastação triste do tempo implacável. Não me posso conformar com isto! Se essa devastação fosse só na superfície do ser humano, vá lá! Mas penetra-lhe a alma; meu Deus, como isto me apavora!”

Por que algumas pessoas só decidem procurar Deus quando estão ficando velhas

A MELHOR vida possível”, disse Muriel, de 101 anos de idade. “É realmente um privilégio!”, descreveu Theodoros, de 70 anos de idade. Não poderia ter usado a minha vida de forma melhor”, declarou Maria à idade de 73 anos. Todos esses idosos passaram a vida no serviço a Deus.

Eles são exemplos típicos de muitos adoradores ativos de Deus em todo o mundo. Apesar da idade avançada, problemas de saúde e outras situações difíceis, ainda servem a Deus de toda a alma. 

O livro dos Salmos faz uma observação muito apropriada sobre a qualidade de vida que os idosos fiéis podem esperar levar. Eles podem ser como uma árvore antiga e majestosa que continua a ser produtiva. 

O salmista cantou a respeito de idosos fiéis: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes.” — Salmo 92:14, Almeida, revista e corrigida.

Alguns talvez temam ser rejeitados quando a idade avançada diminuir sua vitalidade. Davi rogou a Deus: “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.” (Salmo 71:9, Al) O que tem ajudado os idosos a continuar produtivos apesar da idade? A qualidade piedosa da justiça. “O próprio justo brotará como a palmeira”, cantou o salmista. — Salmo 92:12.

Os que usaram a vida plenamente no serviço fiel a Deus em geral continuam a produzir bons frutos na idade avançada. Na realidade, muitas das coisas que fizeram em benefício de outros ou de si mesmos deram bons resultados, iguais a sementes lançadas que brotam e produzem uma safra abundante. (Gálatas 6:7-10; Colossenses 1:10) 

Naturalmente, os que desperdiçaram a vida em atividades egocêntricas, desconsiderando a Deus, em geral têm pouca coisa de valor para mostrar ao ficar mais velhos.

O livro bíblico de Provérbios destaca a justiça como adorno da velhice. Lemos ali: “As cãs são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.” (Provérbios 16:31) Sem dúvida, a justiça é um reflexo da beleza interior. 

Aquele que segue um proceder justo durante uma vida longa granjeia respeito. (Levítico 19:32) O cabelo grisalho, acompanhado de sabedoria e virtude, resulta em honra. — Jó 12:12.

Deus considera bela uma vida justa gasta no seu serviço. As Escrituras dizem: “Mesmo até a velhice da pessoa, eu [Deus] sou o Mesmo; e até as cãs da pessoa, eu mesmo continuarei a sustentar. Eu mesmo hei de agir, para que eu mesmo carregue e para que eu mesmo sustente e ponha a salvo.” (Isaías 46:4) 

É muito consolador saber que nosso amoroso Pai celestial promete sustentar e apoiar os que lhe são leais quando tiverem envelhecido. Salmo 48:14.

Já que uma vida gasta no serviço fiel a Deus é bela do ponto de vista dele, não merece também o respeito de outros? Refletindo o conceito de Deus, prezamos muito nossos irmãos cristãos idosos. (1 Timóteo 5:1, 2) Portanto, procuremos modos práticos de mostrar amor cristão ao cuidarmos das necessidades deles.

Não é apenas uma simples decisão, mas uma necessidade da própria natureza humana achegarmos a Deus mesmo estando velhos.

Gostou? Compartilhe!