Tudo o que você gostaria de saber sobre DEUS mas teve medo de perguntar

Tudo o que você gostaria de saber sobre DEUS mas teve medo de perguntar

Perguntas mais frequentes sobre Deus respondidas:

Atualmente são 60 Perguntas e Respostas sobre DEUS.

1) Deus sempre se arrepende do que faz! “Então se arrependeu o Senhor de haver feito o homem sobre a Terra…”; “O Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo.”; “E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul Rei sobre Israel.”; “Assim diz o Senhor: (…) Estou arrependido do mal que vos te­nho feito”; “Então o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor.” Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre? Uma hora Ele diz que é bom e outra hora se arrepende ???
R: Pensemos primeiramente sobre o possível “arrependimento” de Deus por ter criado o homem (Gn. 6.6). A idéia bíblica teológica para arre­pendimento é mudar de direção, ou de comportamento ante a admissão de algum pecado ou erro.

No caso apresentado, Deus apresenta um sentimento causado por traição ou quebra de aliança por parte do homem. O objetivo para o qual o homem existe, que é glorificar a Deus, não foi cumprido e o pecado não estava contemplado no plano da criação, logo Deus muda de direção em relação a seu plano original para que a criação não seja destruída.

“Arrependeu-se” é a palavra do nosso vocabulário que mais se aproxima deste significado de mudança completa de direção.

Em ou­tra ocasião Deus deixou de aplicar o castigo, por sentir profunda miseri­córdia de seu povo. A expressão utilizada para mostrar este sentimento é “arrependeu-se” (Ex.32.14).

Em suma o “arrependimento” exposto significa mudança de planos, pois o plano original não contemplava o pecado, depois que entrou o pecado os planos tiveram que mudar (arrependimento = mudança de planos / direção).

        1a) Você diz que Deus se “arrepende” no sentido de “mudar de direção”. Então quando ele vê que o homem faz      algo que desagradou-o, ele muda suas ações de acordo?         R: Nem sempre, não é possível evidenciar um padrão aqui, isto é, sempre que o homem faz algo que desagrada a Deus Ele muda seu plano? Certamente que não. As intervenções ocorreram em alguns eventos pontuais aonde Deus interviu na história, como a torre de Babel por exemplo. Mas não se apresenta padrão pois o fato de Deus ser o Senhor do tempo e da história não significa que ele intervém o tempo todo, caso contrário o livre arbítrio seria uma lenda. Temos o exemplo do povo de Deus ter sido escravizado (durante a história) por diversos ditadores, e, contudo não houve intervenção direta de Deus como no Éden. Se eu conseguisse formular um padrão para a ação de Deus Ele não seria Deus e eu sim, por poder prever Suas ações.         1b) o plano original não contemplava o pecado. Mas Deus não é onisciente, sabe o presente, o passado e o futuro? Se ele sabia o que ia acontecer, ele sabia que o pecado aconteceria. Tinha que esperar ele acontecer para “mudar de direção”?         R: Se Deus agisse impedindo que Adão e Eva errassem antes mesmo dele ocorrer seriamos como robôs sem vontade própria. Acredito pessoalmente que Deus nunca quis que a humanidade o servisse como Senhor obrigatoriamente e vejo neste sentido uma justificativa do livre arbítrio.         1c) Há algum sentido mínimo que seja em “Eu te crio e te dou livre arbítrio, mas se você me desobedecer exercendo esse livre arbítrio você vai ser punido.”? Que “livre arbítrio” é esse? Tá muito mais pra “imposto arbítrio”.          R: O Plano original não contemplava o pecado e havia uma Lei que para o pecado a consequência era a morte, neste sentido se Deus não tivesse alterado o plano inicial não haveria humanidade, teria findado com Adão e Eva. Pela misericórdia Divina tivemos outra chance e Jesus Cristo pagou o preço de morte por todos nós e agora podemos chegar a Deus novamente. E outra, quem cria estabelece as normas, as normas estabelecidas por Deus (nosso Criador) são para ser obedecidas por nós (Criaturas), portanto se você quiser viver neste universo vai ter que se submeter as regras impostas para todos. Porque eu não vejo ninguém contestando a Lei da gravidade? A Lei da Gravidade também foi imposta e todos estão sujeitos a ela, quer queiram quer não. Devemos entender de uma vez por todas que as Leis estabelecidas por Deus são para serem cumpridas. Se você resolverando do 20º andar de um prédio não vai adiantar reclamar, vai morrer de qualquer jeito.2) Deus sabe de tudo, presente, passado e futuro. Se Deus sabia que o homem ia pecar, porque colocou a árvore da vida no jardim do Éden, uma vez que o homem seria proibido de comer desta árvore e seria tentado. Porque?

R: Quem cria estabelece as regras, no caso de Deus, estabeleceu uma regra apenas, a obediência e, isso nunca foi problema para o homem nem para a mulher porque eles eram obedientes em sua natureza recém criada, tinham a natureza pura e não sofriam tentação alguma.

Até que viesse a serpente e dissuadisse-os dessa obediência a Deus e, portanto, o grande culpado foi o homem e a mulher que, utilizando-se de seu livre arbítrio (dado por Deus) escolheram se deixar influenciar pela serpente (a qual era sábia e forte influenciadora por intermédio da ação sobrenatural de satanás nela).

Agora você pode se perguntar porque Deus nos deu o livre arbítrio. Deus te deu a livre escolha sobre o que vai fazer e quem vai seguir, Ele não te impôs seguí-LO obrigatoriamente, as conseqüências que estão em nossas vidas, foram plantadas por nós mesmos. Quando plantamos coisas boas certamente colheremos coisas boas e quando plantarmos coisas ruins certamente colheremos as consequências.

O Grande problema é que ninguém quer a consequência ruim e ai fica fácil coloca a culpa em Deus por colher o fruto bom, nesta hora fica conveniente esquecer que fomos nós que plantamos o fruto e a colheira é consequência. 

3) Deus também diz “Não façam imagem de escultura”. Con­denou o bezerro de ouro. Mas depois o mesmo Deus falou para Moisés fazer uma serpente de ouro no deserto.

R: Após o episódio do Bezerro de Ouro Deus utilizou o mesmo procedimento “imagem de serpente” para projetar a cura, pois sabia que os homens iriam olhar para a imagem e dar valor para ela, uma vez que seus corações já estavam  mergulhados na idolatria.

Neste caso em especial Deus sabia que eles só enxergariam outro ídolo e teve misericórdia deles quando pediu para produzir a serpente com o intuito de salvá-los.

4) Deus disse para o homem só ter uma mulher, mas Salomão teve mil e Salomão foi considerado o homem mais sábio do mundo pois detinha a sabedoria dada por Deus e ainda assim foi contra a determinação divina.

R: A determinação de que o homem devia ter uma única mulher aparece apenas no advento do novo testamento, na época do antigo testamento, o homem tinha várias mulheres por uma questão de tradição do próprio homem, a qual tem base no “crescei-vos e multiplicai-vos”. Estudando sobre leis e tradições Judaicas vemos que muitos povos mantém e adotam a poligamia ainda nos dias de hoje por questões tradicionais.

5) Deus Condenou o incesto, mas Ló teve relações com as duas fi­lhas; elas o embebedaram justamente para esse fim. Detalhe: essa era a única família que prestava, tanto é que foram poupados em Sodoma e Gomorra e ainda assim faziam estas coisas?! Até parece que um homem embriagado consegue ter uma ereção, manter a ereção. A bebida é depressora do sistema nervoso! Essa coisa de dizer que Ló estava bêbado, que “fez sem querer” é conversa prá boi dormir, pura desculpa.

R: Quando Deus determinou crecei-vos e Multiplicai-vos” não houve apresentação de regras direcionais, ou seja, Deus não determinou que isso fosse feito exclusivamente fora do seio familiar, muito pelo contrário, no início as relações eram parentais. Deus trabalhou para que não houvesse patologias consangüíneas decorrentes do que chamamos hoje de incesto.

Não haveria meio do “crescei-vos e multiplicai-vos” se cumprir se Adão e Eva proibissem seus filhos de se conhecerem (sexualmente falando) entre si. Quando falo de filhos se conhecerem sexualmente falo de homem com mulher, vale lembrar que Adão e Eva tiveram mais filhos além de Caím e Abel.

Quanto a questão da embriagues, devo afirmar que o efeito do álcool no sangue em nada impediria uma ereção, pois a ereção é um movimento muscular que se faz involuntariamente quando este músculo é estimulado, ou mesmo quando a mente envia estímulos para o músculo, ou seja, é perfeitamente possível que um bêbado tenha uma ereção se houver estímulo.

Outra coisa, a bíblia em nenhum momento diz que Ló fez nada sem querer e, suas filhas, temendo que a raça humana se findasse tiveram esta atitude, por medo, não por prazer ou perversão.

6) Lembra-se de Jó? Lúcifer pôde acessar Deus, dirigir-se a Ele, falar com Ele. Isso mostra que ambos coexistem no mesmo patamar hierárquico.

R: Errado, os anjos também possuem acesso a presença de Deus e nem por isso se encontram no mesmo patamar hierárquico que Deus, devemos entender que hierarquia é diferente de acesso.

Tanto anjos como demônios só existem mediante a permissividade e glória da existência Divina. Os anjos caídos, (demônios) não possuem permissão para viverem face a glória (presença) de Deus como os anjos normais, porém Deus permitiu (neste momento) que satanás o experimentasse acerca de Jó, para que tivéssemos um exemplo de perseverança, fé em Deus e a certeza da vitória. 

7) Se Caim matou Abel e ficou somente Caim o único homem, como que a raça humana se propagou? Houve relação entre irmãos (incesto)? Se foi permitido o incesto, porque depois foi proibido como um pecado? Libera agora porque convém e depois proíbe de novo? Isso não é muita inconstância?

R: Adão e Eva tiveram outros filhos depois disso, a bíblia ainda cita “Sete” que teria sido o terceiro filho (Gênesis 4:25).

A bíblia fala que tempos mais tarde Caim peregrinou pela terra de Node e lá se casou. Estudos Geológicos, Históricos, Arqueológicos e Teológicos nos levam a considerar uma importante teoria que, aproximadamente 500 anos mais tarde a população terrena já havia se multiplicado sobremaneira entrando em sua sexta geração aonde, geograficamente a quarta geração de “Sete” (3º Filho de Adão e Eva) já povoava um território que se alargava até mesmo depois dos termos da terra de Node, para aonde Caim se exilou, portanto entende-se que Caim tomou para si uma esposa que, em escala de parentesco, seria sua sobrinha-tetraneta, para que se enquadre na geração correta, conforme explicado acima.

Vale lembrar que Adão viveu 800 anos e que gerou “Sete” com 130 anos, ou seja, passaram-se ainda 670 anos debaixo da ordenança do “Crecei-vos e multiplicai-vos” e continuaram povoando a terra.

Outro ponto importante é que a relação sexual entre irmãos era permitida, para que fosse cumprido o “Crecei-vos e Multiplicai-vos” e a terra foi cheia, logo, não era mais necessário que houvesse relação entre irmãos (Ver a resposta do item 5).

Por exemplo, antes era necessário que um animal fosse sacrificado para que os pecados de toda uma nação fossem perdoados. Depois de Jesus não houve mais esta necessidade de se sacrificar animal algum, isso não significa inconstância e sim “MISERICÓRDIA”.

Portanto, voltando a questão acima naquela época não haviam patologias consangüíneas advindas do incesto, por isso existiam normalmente casamentos intra-familiares, inclusive algo muito comum em famílias judaicas mais tradicionais ainda nos dias de hoje.

8) Os profetas de Deus, aqueles que deveriam pregar ao povo de Israel e ser exemplos vivos do próprio Deus de amor, por exemplo, Eliseu. Pediu a “porção dobrada” da unção de Elias. Nem bem a recebeu, o que ele faz com sua “porção dobrada”? Causa a morte de quarenta e dois meninos, amaldiçoando-os em nome de Deus. Foram mortos por duas ursas. Agora me diga as crianças não são inocentes? Ou será que naquela época não eram inocentes e somente depois ficaram sendo???

R: Entenda que Deus respeita a sua Palavra e é justo sempre, seja com adultos ou crianças, Sua Palavra vale para todos:. “Ai daquele que vai contra um ungido de Deus” “Quem toca num ungido do Senhor e fica impune”, os “jovens” citados no texto e não crianças, escarneceram de um ungido de Deus, um profeta, que naquela época tinha a autoridade de Deus sobre a terra, e sofreram as conseqüências por seus atos. Em outros momentos aconteceram muito mais mortes, por exemplo na rebelião de Coré, Datã e Abirão contra Moisés, foram aproximadamente 14.000 pessoas mortas por aviltarem a autoridade de Deus que era manifesta em Moisés.

Imagine que hoje você xinga ou ofende um Juiz ou um Delegado? Imediatamente é dada a ordem de prisão, ou seja, você vai pagar por aquilo que fez na mesma hora. Você tem o entendimento que não deve desacatar uma autoridade para que não pague por isso. Os jovens citados sabiam das conseqüências de escarnecer de um ungido de Deus, ainda mais de um profeta. É justo então transgredir a lei e não ir pra cadeia? Deus é Justo com todos.

9) Deus é fiel? Me mostra a fidelidade Dele! O que aconteceu com os discípulos de Jesus, os que deram sangue, suor e lágrimas pela divulgação do Evangelho? Morreram todos de forma horrível! Pedro foi crucificado de ponta cabeça, vários foram decapitados, Estevão foi apedrejado, centenas crucificados queimados devorados por leões, torturados! Aqueles de quem Deus se orgulhava. Aqueles a quem foi prometida “tão grande salva­ção”, os escolhidos a quem “nada poderia causar dano”. Cujas casas estariam “livres de pragas”. A quem se diz, conforme o salmo 91: “Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido…”. Mas simplesmente foram entregues nas mãos do inimigo. Lembre-se que todos estes eram homens que viviam segundo a vontade de Deus.

R: O futuro deles era exatamente este, a morte pela causa da Palavra, este era o destino deles virarem mártires.

Vamos analisar então, o apóstolo João que recebeu a revelação no livro de apocalipse, antes de ser enviado a ilha de patmos foi colocado em óleo fervente para morrer e não houve dano algum a ele, nem sequer sua pele mudou de cor, após isso foi exilado na ilha de patmos e lá, recebeu as revelações do livro de apocalipse.

Falemos de Daniel, que foi lançado na fornalha sobremaneira quente para a morte, porém nem sequer o cheiro de lenha queimada ficou sobre suas vestes e, no entanto, os guardas que os foram lançar na fornalham morreram só de chegar perto.

O que me dizer então de José do Egito que após ter sido surrado, vendido como escravo, preso, foi declarado governador do Egito.

Temos ainda os exemplos de Pedro e de Paulo que foram presos e logo em seguida soltos da cadeia por anjos.

Entenda que Jesus alertou que por causa da sua Palavra e do Seu Nome eles (discípulos / Cristãos verdadeiros) seriam perseguidos, mas houve vitória sim, pois apesar de muitos terem morrido de forma horrível, a função para a qual eles foram designados foi cumprida em sua totalidade, ou seja, estes homens mudaram o mundo e o evangelho foi pregado. A prova disso é que nós estamos falando dele agora.

Deus é fiel sim, a prova disso é que sua Palavra sempre se cumpre. Entenda por fim que a morte deles os tornou Mártires e, como tal, a Palavra foi extremamente divulgada entre as massas e o evangelho crescia exponencialmente. Paulo fora preso e chicoteado várias vezes e isso só serviu para o crescimento da igreja, em todas as perseguições aumentavam os milagres e o número de cristãos, no sofrimento houve unidade da igreja em oração e comunhão. Vale a pena ler o livro de Atos que conta estes fatos.

10) Tivemos tantos bons estudiosos da bíblia que auxiliaram em sua interpretação como Calvino, Lutero, os chamados Pais da igreja protestante, isso foi fazendo vir a tona a essência da verdade na Palavra de Deus pra nós (antes deturpada pela inquisição e inúmeros concílios papais), mas será que a reforma acabou por ai, ou seja, será que, diante de todas estas assertivas de possíveis contradições da bíblia, será mesmo que poderemos achar algum apócrifo na bíblia protestante (evangélica) de hoje? Ou mesmo pequenos textos que deveriam ser retirados ou mesmo melhor interpretados? Em suma questiono se não haveria a possibilidade de haver outro Lutero em nossos dias que viria de uma vez por todas a acabar com toda esta contradição? Se a resposta for não, que base bíblica teremos para fundamentar esta resposta? E que base bíblica teve Lutero para proceder com a reforma? Aonde podemos achar esta profecia em especial?

R.: Primeiramente a mudança de dogmas e práticas religiosas não foi profetizada, porém os verdadeiros profetas e apóstolos nos alertaram do advento de falsos profetas com doutrinas de demônios enganosas que enganariam a muitos (como acontece com mais ênfase nos dias de hoje), ou seja, vivemos dias de apostasia como nunca antes.

Certamente a bíblia foi modificada, porém com as reformas a verdade pode vir a tona, com Lutero, Calvino e outros (através da tradução literal dos escritos confiáveis em latim e Grego, inicialmente para o alemão – Ver história de Lutero), e, sempre haverão pessoas que têm o verdadeiro interesse na correta interpretação da Palavra de Deus, a qual só pode vir pelo Espírito Santo, bem como sempre existirão aqueles que lutam para corrompê-la.

A luta dos reformistas fez e faz (pois existem homens que defendem a reforma ainda em nossos dias) com que as falsas doutrinas e dogmas caiam e a verdade venha a tona. Pra finalizar, a análise minuciosa feita na bíblia que separou os apócrifos (livros não inspirados divinamente) dos livros verdadeiramente inspirados pelo Espírito Santo (Concílio de Nicéia em 325), foi comprovada e devidamente estudada e debatida antes de entrar em vigor.

Após isso no Concílio de Trento em 1545 foram readmitidos alguns destes apócrifos, na mesma época que teve início a reforma protestante.

Este debate foi iniciado oficialmente desde o concílio de Nicéia no ano 325 D.C., com a atitude do Imperador Constantino trazendo o Cristianismo como religião oficial de Roma e, se consolidou com a Grande Reforma instigada por Lutero a partir de 31 de outubro de 1517 quando apresentou suas 95 teses contrárias a questões ensinadas pela Igreja Católica. Isto não significa que não precisamos de reformas, pois ainda hoje os dogmas e as doutrinas corrompem a verdade da Palavra.

11) Já que Deus era tão misericordioso, porque não usou de misericórdia e retirou o espinho na carne do apóstolo Paulo?

R: Deus sabia que, no momento em que o espinho fosse removido da carne de Paulo a soberba, advinda dos fantásticos milagres que Deus operava por Paulo, tomaria conta dele e satanás iria ter legalidade para destruir Paulo e tudo o que ele tinha conseguido manter com seu fiel testemunho, acabando assim com os planos de Deus na vida de Paulo.

Porém era necessário que Paulo permanecesse assim, logo, vemos o espinho como uma proteção que auxiliava Paulo a não cair em soberba. Vemos algo semelhante em outros momentos na bíblia, como na vida de José, aonde seus irmãos foram os espinhos e, sem eles, José nunca cumpriria o ciclo que o levaria a governar o Egito, na vida de Moisés que morou com o inimigo (faraó) e, depois de adquirir conhecimento que só teria no palácio chega o momento de cumprir o plano de Deus, entre outros.

12) Quem eram os Neflins, filhos de Deus e filhas dos homens em Gênesis 6:1-4?

R: Vejamos o que a bíblia nos diz: Gênesis 6:1-4 nos diz:

“Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Naqueles dias estavam os nefilins (Gigantes) na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na Antigüidade”.

Em hebraico, nephilim ou nefilim (הנּפלים) significa os que caíram (anjos). Na Bíblia esta palavra refere-se ao resultado do relacionamento entre os “Filhos de Deus” e as “filhas dos Homens”. Aparece a primeira vez em Genesis 6 traduzido como Gigantes, na maioria das versões bíblicas.

A interpretação mais respeitada sobre a identidade dos “filhos de Deus” é que eram anjos caídos. Dando força à esta teoria está o fato de que no Velho Testamento a expressão “filhos de Deus” sempre se refere a anjos (Jó 1:6; 2:1; 38:7). Fica mais fácil entender que teriam de ser Demônios (anjos caídos), pois os anjos não feririam os princípios divinos coabitando com mulheres, já os demônios se levantam contra tudo o que se diz Deus.

Em números 13:33, os Israelitas informaram que se sentiam como meros gafanhotos em comparação com os “nefilim” (gigantes).

Em Mateus 22:30 entende-se que anjos não casam, porém esta passagem se refere aos “anjos no céu”. Não está se referindo a anjos caídos (Demônios), que não se importam com a ordem criada por Deus e ativamente buscam maneiras de corromper o plano de Deus.

Os anjos são seres espirituais (Hebreus 1:14), eles podem tomar a forma humana e física (Marcos 16:5) ou mesmo manifestarem-se através de possessão. Os homens de Sodoma e Gomorra quiseram ter relações sexuais com os dois anjos que estavam com Ló (Gênesis 19:1-5). É plausível que anjos sejam capazes de tomar a forma humana, até mesmo chegando ao ponto de ter a sexualidade humana vindo a (possivelmente) em relação com humanas, se reproduzirem. Por que os anjos caídos não fazem isto com mais freqüência? Deus confinou “na escuridão e em prisões eternas” os anjos caídos que cometeram tão vil pecado, para que outros anjos caídos não fizessem o mesmo (como descrito em Judas 1:6). Os primeiros intérpretes hebreus, apócrifos e escritos pseudo-epígrafos são unânimes na opinião de que os anjos caídos são os “filhos de Deus” mencionados em Gênesis 6:1-4.

Logo, neste sentido, conforme o antigo testamento:

Filhos de Deus = Anjos (caídos)

Filhas dos Homens = Mulheres

Neflins = Híbrido (filho) nascido desta relação entre demônios e mulheres.

Vale lembrar que esta relação pode ter sido por possessão através de homens, porém o que não se questiona é que foram perpetradas por demônios.

13) Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4). Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23). Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).

R: Os cananeus Gigantes filhos de Enaque citados em Números 13:33 são híbridos gerados da mesma forma que os Néflins ou Anaquins de Gênesis 6, o próprio capítulo de Gênesis 6 explica a origem deles (Ver a resposta do item 12):

Para finalizar minha explicação, antes do dilúvio existiam os demônios e as mulheres, depois do dilúvio os mesmos seres continuaram existindo, no caso das mulheres não na mesma quantidade (obviamente) porém foram se multiplicando e enchendo a terra com o passar do tempo. Logo, se haviam as mesmas condições para a produção destes híbridos, a possibilidade de terem sido novamente produzidos é perfeitamente possível.

14) Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9).
Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).

R: Vejamos inicialmente o que diz o início do capítulo 10 de Gênesis:

1  ESTAS, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.

2  Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.

3  E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma.

5  Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.

A primeira coisa que devemos entender é que a bíblia relata fatos presentes, passados e futuros sem seguir uma ordem cronológica fixa sempre, ou seja, muitos relatos do livro de Isaías, por exemplo, só foram se cumprir nos evangelhos do novo testamento, séculos depois de terem sido profetizados. E, ainda outros livros relatam eventos que ocorreram anteriormente.

Atente para o fato de que a primeira geração de Noé (Sem, Cão e Jafé) apresenta outras 3 gerações (aproximadamente) depois deles, ou seja, passaram-se alguns anos de Jafé (filho de Noé) até Togarma (Bisneto de Noé).

Logo após estas passagens a bíblia fala dos filhos de Cão, vejamos ainda no capítulo 10 do livro de Gênesis.

6  E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.

7  E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã. .

8  E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.

9  E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.

10  E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.

Atente para mais um fato de que Babel foi construída na terra de Sinar, durante o reinado de Ninrode (Bisneto de Noé). Vemos no relato de Gênesis 10:05 (mais acima) que as terras dos gentios foram distribuídas pelas gerações dos bisnetos de Noé, e os bisnetos de Noé habitavam a terra após a confusão das línguas em Babel na terra de Sinar governada também por outro bisneto de Noé Ninrode.

Conclusão: Os relatos contidos em Gênesis 11, versículos 1 e 9 sobre a confusão da língua dos povos trata exatamente do mesmo período que relata Gênesis 10:05 sobre a divisão das terras entre as gerações de bisnetos de Noé, cada um com sua língua.

15) Os Evangelhos muitas vezes apresentam diferenças entre si, como exemplo citamos a morte de Judas Iscariotes, que em Mateus 27:5 diz que se enforcou, enquanto que o Apóstolo Lucas, relata no livro de Atos  que ele se jogou ou caiu de algum lugar e se partiu ao meio ficando com suas entranhas expostas. (Atos 1:18).

R: A princípio os relatos parecem ser contraditórios entre si, porém não o são. Devemos atentar para o fato de que no relato de Mateus 27:5 apresenta-se a “intensão” do suicídio por enforcamento e não sua “consumação”, ou seja, Mateus nos fala que Judas, após atirar as moedas para o templo retirou-se e foi se enforcar, mas não afirma que ele logrou êxito em seu objetivo.

Já no texto de Atos 1:18 existe a “afirmação” de que diz que ele precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. Em versões diferentes apresenta-se o fato de que ele se lançou em um despenhadeiro (precipício) e partiram-se ao meio todas as sua entranhas.

Compreende-se, por fim que Judas saiu com o objetivo de se enforcar, porém não logrou êxito neste primeiro objetivo e no meio do caminho caiu de algum lugar (possivelmente um despenhadeiro) e, caindo (batendo ao chão ou sob pedras) seu corpo se partiu e suas entranhas se espalharam vindo a morrer, não havendo, portanto, contradição entre os textos bíblicos.

16) admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11), contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).

R: As afirmativas em sua pergunta foram deturpadas, basta tão somente um pouquinho de atenção para o contexto.

Deus afirma em Êxodo 4:11 que Ele fez o surdo e o cego, em momento algum Deus afirma que fez a surdez ou a cegueira.

Em Lamentações 3:33 diz que Deus não aflige os homens por vontade própria, realmente Deus não traz a maldição nem a correção por sua vontade, mas isso acontece para que se cumpra a Palavra, se dependesse somente da vontade de Deus e porventura nós não tivéssemos o nosso livre arbítrio todos estaríamos vivendo no paraíso, mas pelo pecado do “homem” entrou a maldição no mundo e a causa de toda a maldição é a legalidade, ou seja, abertura provinda do pecado por onde os demônios atuam contra o homem.

Vale lembrar que essa abertura vem do homem e não de Deus.

17)Deus envia Moisés para o Egito resgatar os filhos de israel (Êxodo 3:10; 4:19-23). No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. Não proveu de explicação (Êxodo 4:24-26).

R: A intensão de Deus com esta atitude era de motivar a ação de Zípora (esposa de Moisés) que procedeu com a circuncisão relatada no versículo 25 de Êxodo 4.

A circuncisão era necessária como sinal de separação para Deus (naquele tempo da lei), pois não havia sentido em começar a obra levando consigo um incircunciso e assim, trazer maldição para o trabalho ao qual Moisés foi ordenado.

A circuncisão era uma tradição judaica orientada por Deus ao povo liberto do Egito, o que ocorre ainda hoje dentro dos princípios tradicionais judaicos.

18) Deus criou tudo o que existe e isso é confirmado na bíblia, logo, se o mal existe, então Deus criou o mal, partindo do preceito que nossas obras são um reflexo de nós mesmos então posso afirmar que Deus é mau.

R: Errado novamente, preste atenção no debate abaixo entre um professor e seu aluno e veja cientificamente a resposta para sua pergunta.

Um estudante levantou a mão e disse: -Posso fazer uma pergunta, professor? -Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou: -Professor, o frio existe? -Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

O rapaz respondeu: -De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante. O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu: -Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Através do prisma de Nichols decompomos a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não! Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor: -Senhor, o mal existe?

Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu: -Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!

Com um sorriso no rosto o estudante respondeu: -O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Ou seja, o mau não foi criado por Deus, foi personificado através da multidão do comércio de Satanás que acabou por envolver um terço dos anjos e foi precipitado na terra propagando seu mau através da legalidade que o pecado trás.

19) Deus mata 70 mil homens e porque? Primeiro a bíblia diz que Deus incitou a Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1). Depois mostra que Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel em (I Crônicas 21:1).

R: O livro de I Crônicas foi escrito por Esdras por volta de 430 a.C. através de um ponto de vista sacerdotal, isto é, visando apresentar os erros e acertos do passado como uma alavanca para restaurar a verdadeira adoração a Deus.

O caso apresentado em I Crônicas 21:01 é o mesmo de II Samuel 24:01, aonde o profeta Samuel afirma que a Ira de Deus se levantou contra Israel e “incitou” Davi a contar o povo. Veja que o texto de II Samuel não diz quem incitou a Davi, apesar de deixar quase implícito que fora Deus, porém, quase mil anos depois Hesdras desvenda o mistério informando que fora Satanás que o fez conforme relatado em I Crônicas 21:01, isto explica a justiça de Deus pesando novamente sobre o povo de Israel com a morte de 70 mil homens.

Deus permitiu, porém satanás foi o instigador. E porque Deus permitiu? Porque Davi se permitiu envolver por Satanás e houve então legalidade para o ato.

O entendimento que temos desse caso é que, diferente de recenseamentos anteriores, este não visava organizar o povo, nem tinha propósitos religiosos. Era estritamente para fins militares.

Davi estava colocando confiança demais sobre suas forças armadas (carnais) e pouquíssima confiança em Deus, quis saber quanta força armada tinha para ter mais segurança em suas próximas batalhas, este foi o real motivo da Ira do Senhor ter se ascendido contra Israel, que Davi deu ouvidos ao inimigo e não mais depositou sua confiança em Deus, mesmo tendo derrotado recentemente os filisteus pela força de Deus (com poucos homens) conforme nos conta o capítulo 23 de II Samuel.

20) Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42).
Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47).
Os santos hão de julgar  mundo (I Coríntios 6:2).

R: No verso Jo 8:15 Jesus expressamente faz oposição ao julgamento segundo a carne e se refere ao tempo em que Ele esteve na terra, realmente naquele tempo sua missão não era julgar e sim trazer a salvação através de seu sacrifício e levar o reino dos céus. Em Jo 12:47 Jesus afirma mais uma vez que veio para salvar e não para julgar, ou seja, sua missão na terra enquanto carne não era a de julgar.

Nos primeiros versículos citados Jesus diz que o juízo (tempo do julgamento – tempo futuro) foi dado a Ele. Em Jo 8:26 Jesus afirma que “muito tenho a julgar”, porém em nenhum momento fala que veio para isso. Em II Co 5:10, fala do tribunal de Cristo, esse julgamento ainda não aconteceu, é futuro. Em Atos 10:42 fala que Jesus foi constituído Juiz, mas não diz que ele já está julgando. Mais uma prova de que este juízo é futuro está nos versos de apoc 14:7 e 19:2 – apoc 11:18 e 20:12-13.

No fim dos tempos os justos serão como promotores, ou seja, participarão do tribunal de Cristo, mas o juiz será Jesus. Em I Co 6:2 fala que os justos julgarão, significa que eles participarão desse julgamento ativamente, porém não como juízes e nem como advogados.

21) Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37). Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17).

R: Entende-se como algo perfeitamente plausível amar aquele que permitiu que você tivesse vida e te livrou do inferno te dando uma segunda chance para viver eternamente em paz e felicidade ao invés de trevas e sofrimento. Se isso não bastar, Deus mostra seu amor ágape (sem limites) por nós enviando seu único filho para mostrar-nos o caminho para a salvação. Será que é tão difícil assim amá-LO?

Quanto a questão do Temor no sentido abordado denota respeito e submissão, é fácil também entender como ser submisso a Deus, pois devemos respeito e submissão a todos que estão acima de nós, pai e mãe, patrão, juizes e magistrados, etc… ainda mais Deus que é o criador do Universo.

22) Se voltarmos no tempo antes das religiões vamos ver muitas coisas que aconteciam antes de estarem descritas em apocalipse, muitas tragédias neste sentido, portanto Apocalipse é mais um livro falso e ficar utilizando algumas passagens para dizer que estamos no final dos tempos é mera invenção.

R: É fácil falar sem conhecer nada de história, porém se estudarmos de verdade a história não temos relatos de maremotos ou deslocamentos constantes de placas tectônicas que proponham o que ocorre em nossos dias, ou seja, não existem precedentes na história conhecida da humanidade que apresentem relatos próximos as catástrofes geológicas e climáticas que temos hoje.

Isto pra falar somente de alguns acontecimentos físicos. Vemos os conflitos internos e externos se intensificando em todo o mundo, nunca a distribuição de riqueza teve as proporções que tem hoje, doenças da alma movendo pessoas a terem comportamentos inimagináveis e, para esta pergunta eu nem preciso apresentar os fatos, é só ligar em um jornal, ou fazer uma simples pesquisa na internet e analisar com os dados comparativos pra ter a prova de que todas as mazelas sociais tem se intensificado exponencialmente.

23) Todos os fatos apontam para a não existência de satanás e demônios, a ciência afirma que isto não existe e é besteira apresentada por supersticiosos primitivos como os cristãos.

R: Em primeiro lugar você deve entender que a ciência trabalha com a observação e a experimentação para dar base a suas teorias e teses, neste caso o problema é que manifestações sobrenaturais não podem ser fundamentadas com leis do mundo natural e nunca poderão.

Outra coisa, o que a ciência não quer experimentar e nem consegue explicar é como pessoas possuídas são capazes de comportamentos inexplicáveis como por exemplo levitar distâncias absurdas e, de repente, uma menina de 7 anos demonstrar ter a força de 10 homens adultos. A ciência não entra nesta briga porque sabe que vai perder sua hegemonia, pois simplesmente não pode sustentar o fato de que não consegue explicar tais fenômenos sobrenaturais que nós chamamos de possessão demoníaca, entre outros.

Hoje temos um braço da ciência, que é a para-psicologia que estuda alguns fenômenos sobrenaturais que a ciência não consegue explicar.

24) Se Jesus pagou todo o escrito de dívida contra nós (ao menos os do passado), porque ainda vivemos sob a maldição que Deus lançou sobre Adão e Eva após o pecado original?

R:  O pecado original cometido por Adão requereu um sacrifício para que toda a humanidade não perecesse. Romanos 5:12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

Jesus então, veio para se sacrificar por toda a humanidade para que nós pudéssemos resistir ao pecado até que Ele, Jesus, volte e possamos ser salvos definitivamente da influência do pecado.

Enquanto isso não acontece permaneceremos sob a influência do pecado, pois nossa natureza de pecadores (natureza adâmica) não foi retirada na redenção de Jesus, apenas temos em Cristo a redenção dos pecados, isto é, a libertação do pecado aonde podemos oferecer resistência a ele e Cristo fazendo a ponto que liga novamente o homem a Deus.

25) Retirado por motivos pessoais.

26) Existe justiça no assassinato de viúvas, crianças e inocentes? Então porque em muitos momentos Deus manda matar estes só porque são nativos de um povo (ex.: filisteus) que é contra Israel?

R: Não existe justiça na morte ou no assassinato de nenhum inocente, não houve e não haverá em tempo algum, porém o caso aqui é específico.

Naquela época, as nações que se levantavam contra o povo de Deus eram governadas por satanás para destruir completamente tudo aquilo que louvasse a Deus, seja mulher, criança, idoso, etc…

No caso de Israel era matar para não morrer, pois o que ficasse vivo certamente seria novamente levantado para ir contra Israel novamente, o que na verdade ocorreu em muitos relatos bíblicos.

Os que eram verdadeiramente inocentes tiveram a oportunidade de serem libertos através da morte, pois os que são verdadeiramente inocentes herdarão o reino dos céus.

27) Deus rompeu com suas Leis perfeitas quando matou 70 mil israelitas porque Davi apenas resolveu fazer um censo da população.

R: Deus não rompeu com Lei nenhuma. O que ocorreu foi o seguinte, no livro I Crônicas 31:1 diz: “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel.” e em II Samuel 24:1 diz: “A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Satanás incitou Davi a contar a população para saber com qual potência de braço armado Davi poderia contar em sua próxima guerra, pois Davi estava descrente e esqueceu que foi Deus que o fez ganhar a guerra e não seu braço armado de milhares de guerreiros.

Então Deus providenciou a subtração destes 70 mil para que mostrasse aos homens que Ele, Deus, era quem dava a vitória a Davi e não seu numeroso exército. Tanto que em diversos relatos da bíblia o exército do povo de Deus em número centenas de vezes menor derrotou centenas de milhares de homens.

E se disser que matar 70 mil homens foi um ato de extrema crueldade da parte de Deus é porque certamente você não acredita na vida eterna, pois para os que vão para a vida eterna a morte é apenas uma passagem e ainda uma libertação da vida atual sob a influência do mau na terra.

28) Porque Deus puniu seu próprio filho Jesus pelos pecados da humanidade? Deus não é amor?

R: Deus não puniu Jesus pelos nossos pecado, e a resposta para isso está completa em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Deus é perfeito e amoroso, só um Deus perfeito poderia nos amar tanto. A Palavra de Deus é reta e perfeita. – Glória a Deus.

29) Deus matou o filho de faraó, isto não é justo. Então Deus não é justo.

R: Moisés alertou ao Faraó que os primogênitos seriam mortos caso ele não deixasse o povo de Deus ir. Faraó sabia (pelas pragas anteriores) que estava lutando contra o próprio Deus e que isto de fato iria ocorrer. Vale frisar aqui que a decisão estava nas mãos de Faraó e foi ele quem deu o decreto final quando disse que mesmo assim não deixaria o povo de Deus ir.

Quem cria estabelece as regras (isto é fato), e Deus estabeleceu regras e determinações diretas, as quais o Faraó não cumpriu mesmo vendo o poder de Deus em ação por várias vezes. Faraó foi avisado e foi punido por sua desobediência.

O filho do Faraó foi morto pelo anjo da morte que estava debaixo da direção de Deus como uma punição a desobediência do Faraó. A criança era inocente, logo a morte para esta criança (bem como o é para os inocentes) especificamente não foi punição, só acredita que a morte é uma punição quem não crê na vida eterna, em muitos casos a morte é uma libertação.

30) A bíblia diz que Jesus venceu o pecado, então porque o pecado ainda está no mundo? Certamente Jesus não venceu nada.

O pecado original cometido por Adão requereu um sacrifício para que toda a humanidade não perecesse. Ver Romanos 5:12

Jesus então, sacrificou-se por toda a humanidade para que pudéssemos resistir ao pecado até que Ele, Jesus, volte e possamos ser salvos definitivamente da influência do pecado.

Enquanto isso não acontece permaneceremos sob a influência do pecado, pois nossa natureza de pecadores (natureza adâmica) não foi retirada na redenção de Jesus, apenas temos em Cristo a redenção dos pecados, isto é, a libertação do pecado aonde podemos receber o perdão por cada pecado cometido e ainda, oferecer resistência a ele. Temos também Cristo fazendo a ponte que liga novamente o homem a Deus.

31) A bíblia se contradiz pois os textos de Deuteronômio 24:16, Jeremias 31:30 e Ezequiel 18:20 discordam entre si.

Sempre que houver o pecado existe também a legalidade, ou seja, autorização dada pelo pecador para que sua vida, família, posses e tudo mais seja dominado pelo inimigo Os filhos do pecador também terão a opção de continuar no erro ou se voltarem para Deus e quebrar esta legalidade, caso não queiram a legalidade continuará existindo, por isso a opção do filho de continuar com a maldição provinda do pecado do pai é realmente uma opção dele. Os textos de Deuteronômio 24:16, Jeremias 31:30 e Ezequiel 18:20 concordam entre si perfeitamente.

32) A Lei de Deus foi criada pela “perfeição” de Deus e Deus mesmo não cumpre o “Não matarás” pois ele mesmo mata milhares de pessoas.

Primeiramente, usar um versículo isolado sem levar em conta sua real interpretação não oferece prova a argumento nenhum.

A lei que Deus deu aos homens foi criada para dar direção, limite e objetivo ao homem na terra e não foi criada por razão da perfeição de Deus, ou seja uma não depende da outra especificamente.

As mortes ordenadas na bíblia, no Velho Testamento e as que foram resultado do juízo de Deus foram propósito da soberania de Deus contra aqueles que aviltavam a Lei, mesmo sendo conhecedores dela e, ainda contra aqueles que se levantavam contra o povo de Israel para os matar.

Então, as leis foram criadas em razão da imperfeição e erro humanos, pois antes do pecado entrar no mundo e trazer o caos para a criação não eram necessárias as Leis, existia harmonia completa da criatura com o criador.

A existência de Deus não depende da Lei e como já falei Deus não criou a Lei para Ele e sim para o homem viver sob estes estatutos, mesmo porque as condições de existência entre Deus e o homem são absurdamente distantes uma da outra tornando impossível que Deus também vivesse limitado sob a Lei apresentada.

33) Se Deus é onipotente, ele seria capaz de escrever algo que nem ele mesmo pudesse compreender?

R: Na verdade isso teria a ver com a Onisciência de Deus, pois onisciência fala de inteligência e onipotência fala de poder e, o fato de poder fazer o que quiser, de não ser limitado, não significa que Deus fará isso. O simples fato Dele escrever algo significa que já teria o entendimento, pois antes de escrever você pensa.

Este tipo de pergunta não vale a pena nem ser respondida, pois não traz nenhum debate inteligente ou sequer refuta alguma apresentação bíblica.

34) Se Deus é onisciente, porque ele perguntou para caim:
“Onde estás teu irmão Abel?”

R: A pergunta foi feita pois ai então Abel teria uma chance (dada por Deus) de confessar seu erro e se arrepender, porém não foi o que ocorreu.

35) Se os pastores ricos seguem a cristo, porque não fazem o que Jesus determina a respeito dos ricos? “Vende tudo o que tens e dê aos pobres”?

R: Jesus não determina isto a respeito dos ricos, isto aconteceu num caso isolado com apenas um homem descrito na bíblia em Mateus 19:21, ele era um jovem rico e inquiriu Jesus a respeito de como fazer para ser perfeito e então Jesus o provou neste sentido pois sabia que seu coração estava em sua riqueza e não em Deus.

A prova disso foi que o jovem rico preferiu ficar com suas riquezas do que seguir Jesus.

36) Os pastores dizem: “traga seu dízimo à casa de Deus”. Se nosso corpo é templo de Deus porque não podemos gastar o dízimo com nós mesmos?

R: Nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus e, o texto que fala disso em 1ª Corintios 6:19 mostra que devemos, ante a esta afirmativa, cuidar de nossos corpos mantendo-os livres da prostituição (ex.:), que é pecado contra o corpo, e não tem relação com o fato de trazer os dízimos a casa do Senhor para que haja mantimento nela como diz em Malaquias 3:10. Leia com atenção os textos antes de interpretá-los como quer.

37) Porque Deus provou Jó se Deus já sabia qual seria a reação dele? Afinal Deus não é Onisciente?

R: Sim, Deus é onisciente e a prova de Jó foi motivada por dois fatores, a incitação de Satanás (Jó 1:6-12), e que houvesse um exemplo de que se pode ser fiel a Deus independente das circunstâncias. Graças a Deus este exemplo de Jó tem ajudado muitas pessoas a olharem pra Deus dentro de circunstâncias adversas e resolverem permanecer nos caminhos do Senhor.

38) Se a Bíblia Diz: “O pai não pagará pelo pecado do filho, nem o filho pagará pelo pecado do pai, mas a alma que pecar esta sim pagará” Ezequ18: 18:20
Sendo assim, porque Jesus pagou por todos?

R: Jesus pagou por todos pois era necessário como a afirmativa descrita em Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituidos estão da Glória de Deus”. Com o pecado houve separação entre o homem e Deus e, pela Lei, para que houvesse remissão do pecado era necessário o sacrifício e Jesus se sacrificou por toda a humanidade dando sua vida em nosso lugar.

39) Se Jesus pagou por todos os nossos pecados, porque os evangélicos dizem que nós corremos risco de ir para o inferno? A dívida está paga ou não?

R: Sim a dívida está paga, porém o livre arbítrio não nos foi tirado, ou seja, temos a escolha de voltar ao erro e trazer novamente a separação entre Deus e nós através do pecado e, portanto, nosso nome seria riscado do livro da vida caso a nossa escolha fosse tornar ao erro como antes, invalidando assim (cada um para si próprio) o sacrifício de Jesus em nossa vida especificamente.

40) Diz a Bíblia: “Deus nos fez à sua imagem e semelhança”. Deus é corrupto ou coisa parecida?

R: Quando o texto de Gênesis 1:26 diz “Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança”, isto significa dizer que a imagem e semelhança são aspectos físicos, quanto a moralidade sabemos que temos a livre escolha através do livre arbítrio e, ter a escolha significa que existe a influência dos dois caminhos (bem e mau), caso contrário não haveria possibilidade de escolha, nem tampouco o livre arbítrio.

41) A Bíblia diz que satanás está preso no abismo e será solto na batalha do armagedom.
Se está preso porque os pastores gritam: “SAI SATANAZ”? Será que satanás é onipresente também?

R: Errado, a bíblia afirma que satanás está solto e agindo, antes seu nome era lúcifer e, após a rebelião se tornou satanás, expulso dos céus e começou sua obra maligna na terra contra a coroa da criação de Deus que é o homem. A bíblia afirma que após a batalha do armagedom ele será lançado no lago de fogo e aprisionado por mil anos. Leia Apocalipse.

42) O que Jesus quis dizer quando na cruz falou:?
“Pai, perdoai-vos porque eles não sabem o que fazem”
Isto quer dizer que se eu matar uma pessoa inocente achando que ela é culpada, eu estou perdoado porque não sei o que estou fazendo?

R: Jesus quis dizer exatamente o que disse, que quando eles o crucificavam não sabiam ou não criam que aquele era realmente o filho de Deus. Porém você não é inocente da verdade, isto é, você sabe que matar é errado, o homicídio além de pecado contra a vontade de Deus é contra a lei dos homens, não importa se quem você vai matar é inocente ou culpado, no entanto, se você se arrepender verdadeiramente do homicídio sim, pode ser perdoado por Deus, porém diante dos homens vai ter que pagar.

43) Jesus disse: “Todo aquele que crer e for batizado será salvo”
O ladrão que se arrependeu na cruz ao lado de Jesus teve tempo de ser batizado?

R: Não, neste caso impera a misericórdia do Senhor em relação ao seu arrependimento em relação aos erros cometidos e o reconhecimento da pessoa de Jesus.

44) Porque quando uma pessoa supostamente endemoninhada se manifesta na igreja o pastor faz um monte de perguntas pro capeta?
Tipo; Qual é seu nome miserável?
O que você quer fazer com esta pessoa?
Você vai deixar este corpo?
Tem anjos de Deus aqui você tá vendo?

R: Apesar de eu não concordar nas entrevistas com o demônio vou responder. Normalmente isso ocorre para que o pastor saiba da estratégia do inimigo e como ele entrou naquela vida para que então, a brecha aberta seja fechada permanentemente e o inimigo não torne a vida daquela pessoa.

45) Se o homem é o cabeça e a mulher é submissa a ele, porque Adão obedeceu a Eva e comeu o fruto proibido?

R: Adão não obedeceu a Eva e nem tampouco Eva desobedeceu a Adão, foi-lhe apenas oferecido e Adão utilizando-se de seu livre arbítrio aceitou a oferta do fruto proibido, não por obediência a Eva, bem como, quando Eva pegou da maça não desobedeceu Adão e sim a Deus.

46) Porque pessoas que não são evangélicas não podem participar de nenhuma atividade na igreja evangélica mas podem ofertar, pagar dízimos, pagar votos em dinheiro e até fazer doações?

R: É simples. Você conseguiria um cargo de presidente de uma empresa multinacional sem saber como ela trabalha, sem ter experiência nenhuma na função e mesmo sem sequer acreditar no produto que ela vende? Creio que não né? É necessário que você acredite no que está fazendo para que tenha êxito, pois no caso do trabalho da igreja faz-se necessária, além da capacitação humana, a unção divina para o trabalho. Com a igreja não tem que ser bagunçado, existe uma organização neste sentido.

47) Se a palavra de Deus é de graça, porque a Bíblia é vendida?

R: Porque existem custos de impressão e demais taxas para que a bíblia chegue até você, porém, ainda assim, existem inúmeras instituições que assumem 100% dos custos e oferecem gratuitamente a bíblia para quem não tem.

48) Se para entender a Bíblia é preciso ler em espírito e santidade, porque existe Bíblias de estudo?

R: Para que haja a devida interpretação de relatos históricos, culturais e de traduções corretas dos textos originais, por isso os estudos mais aprofundados nos auxiliam no entendimento destes fatores. Exemplo: Muitos relatos arqueológicos comprovam a verdade histórica da bíblia.

49) Porque todo crente quando escapa de uma tragédia diz: “Deus me livrou porque sou servo dele”. Mas quando a tragédia o afeta e este fica sem uma das pernas ele diz: “Deus está me provando”

R: Não dá pra generalizar, não é sempre assim e nem é todo o crente que interpreta desta forma, porém ocorrem livramentos de Deus e provações para que sejamos direcionados a vontade do Pai. Outras vezes é por descuido da própria pessoa, ou seja, se eu sair de noite na chuva posso fica gripado como qualquer outra pessoa, porém se for para fazer a vontade de Deus Ele pode me livrar da enfermidade. Em tudo existe um propósito de Deus para seu servo.

50) Mas como toda provação passa, será que a perna arrancada em um acidente nasce de novo assim que a provação termina?

R: Se esta for a vontade de Deus certamente que sim. Porém se o acidente foi imprudência do motoqueiro (ex.:) pode ser que a perna não venha a nascer novamente.

Só pra lembrar, Deus permitiu que Jó fosse provado e, satanás fez Jó perder tudo e ficar leproso, quando a provação passou, Jó recebeu tudo de novo e ficou sadio. Neste caso o propósito divino foi demonstrado na recompensa de Jó após ter vencido a provação.

51) Diz a Bíblia: “Ide e pregai o evangelho, diz também no livro de Isaías: Anunciai em alta voz”. E porque os crentes apenas entregam um folheto e saem andando? vergonha?

R: Anunciar em alta voz não é via de regra, tanto que no texto de Isaías a orientação era para aquele tempo e momento específicos. Cuidado pra não generalizar, muitos crentes entregam o papelzinho e pregam a Palavra e outros não, independente disso quem tem o poder de convencer da Verdade é o Espírito Santo de Deus.

52) O diabo disse que Jó era infiel e blasfemador, Deus disse que não, então Deus fez cair sobre Jó uma provação terrível e quando Jó passou no teste de fidelidade Deus deu tudo em dobro e o diabo saiu perdedor. Isso foi uma aposta? Ué mas aposta não é coisa do capeta?

R: Mais uma vez você está falando coisas que não estão na bíblia, o diabo não disse que Jó era infiel e blasfemador e, como disse anteriormente esta provação foi permitida para que tivéssemos a história de Jó como exemplo. Este foi um caso isolado.

53) Os pastores e outros líderes de igrejas evangélicas cobram os dízimos dos fiéis
com base no que está escrito no livro de Malaquias cap. 3 vers. 10;
Mas se qualquer pessoa analisar bem o que Malaquias quis dizer com o termo:
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes…”. Perceba que malaquias estava falando com um povo daquela época apenas e que esta suposta ordem não deveria ser aplicada nos dias de hoje. Malaquias percebeu que a igreja estava precisando de suprimentos e orou a Deus e Deus exigiu dez por cento de tudo o que os levitas ganhavam. Mas isso foi uma coisa particular com os levitas. Os Pastores e líderes de igrejas levam este texto ao pé da letra e impõe uma lei que nem é para os nossos dias a fim de se aproveitar da mente fraca de algumas pessoas.

R: Primeiro Malaquias não estava falando apenas com o povo daquela época, estava falando do mantimento da casa de Deus, ou seja, o dízimo seria para o mantimento da casa de Deus e a casa de Deus existe ainda hoje, são os Templos, Igrejas, Mesquitas, Catedrais, etc… ou seja, a regra continua valendo, pois não era orientação para um povo específico num tempo específico e sim para a casa de Deus.

Segundo esta determinação não foi específica para os sacerdotes e levitas, mesmo porque os levitas viviam do suprimento da casa do Senhor, é só ler a bíblia direito.

54) Já que os crentes costumam levar as escrituras ao pé da letra, e gostam de obedecer todas as leis,  porque estes pastores e líderes não circuncidam seus filhos homens assim que eles nascem? Deus ordenou a Abraão e a sua descendência que circuncidassem a todos os que nascessem homem. Os pastores não dizem que somos todos descendentes de Abraão? Leia Gênesis cap. 17 vers. 9-10 e 11. Bom, circuncidar os filhos homens é uma ordem de Deus assim como o dízimo, mas tem uma diferença: não dá lucro.

R: Existe diferença entre Lei e graça, significa que eu não preciso circuncidar o meu filho para que ele seja salvo, O sacrifício de Jesus será suficiente se meu filho o aceitar como Senhor e Salvador. Quanto ao dízimo já foi respondido na questão anterior.

55) Os pastores podem até alegar: Mas no novo testamento também fala sobre o dízimo, quando Jesus disse aos discípulos: Dai a César o que é de César e dai a Deus o que é de Deus. Note: Jesus não ´se referia ao dízimo, e sim nas suas dívidas com Deus como: Se você fizer um voto com Deus págue-o. O dízimo é uma lei antiga, veja o que Apóstolo Paulo diz a respeito das leis: “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê” Os pastores não viram este versículo ainda?

R: A citação de Paulo não tem referência nenhuma com o dízimo. Outra coisa, o dízimo é lei??? Acho que você não lê a mesma bíblia que eu, aonde está na bíblia que o dízimo é lei? O dízimo é uma prática a ser seguida pelo povo de Deus com o objetivo de que haja mantimento na casa de Deus conforme já respondido na questão 53.

56) Quando vamos comer em um restaurante nós temos o direito de visitar a cozinha para verificar as condições de higiene e ver como são preparados os alimentos. Porque é que na igrejas evangélicas os membros não podem entrar na tesouraria e acompanhar os arrecadamentos e gastos da igreja? É pecado?

R: Eu mesmo quando entrei na igreja após alguns meses estava trabalhando juntamente nas obras sociais e tinha acesso a saber e ver como era utilizado o dízimo, não generalize. Sabe qual é o problema, é que se chamamos uma pessoa pra trabalhar nas obras sociais da igreja (as quais são sustentadas pelo dízimo) o camarada foge da obrigação e fica mais fácil falar do que não sabe porque nunca se envolveu de verdade, porém quem tem a coragem para se envolver de coração certamente verá com seus próprios olhos o fim que é dado ao dinheiro dos dízimos e ofertas dentro da igreja.

57) É comum ver na televisão pessoas dando testemunhos e falando que o médico às desenganou e de repente o tumor desapareceu na igreja e blá blá blá. Mas se eles crêem em Deus que cura tudo o que é que eles foram fazer no hospital muitas vezes o público tem de enfrentar horas de espera para ser atendidos e etc?

R: Como eu já disse crer em Deus não significa não ter doença, se você crê em Deus e acaba transando sem camisinha com uma pessoa com HIV positivo, adivinha o que vai acontecer? Quanto a outras doenças, procurar médico é um costume cultural que independe de crença.

58) Se você paga o dízimo mas não tem retorno financeiro e reclama para seu pastor, ele vai te falar uma destas três coisas; “Você está em pecado” “Você paga o dízimo mas não crê” “Deu está provando a sua fé persevere”

R: Concordo que existam muitos falsos pastores que não conhecem da bíblia, assim como existem políticos que não conhecem as necessidades do povo que representa, como existem ateus que não sabem nada de ciência e existem também pessoas que ainda acreditam em papai noel e coelhinho da páscoa, isso é comum mesmo.

Porém devemos fazer prova de Deus como manda a bíblia e não ficar cobrando de pastor o que Deus já deixou bem claro que é responsabilidade Dele. É moleza ficar colocando a culpa no pastor de tudo, mas quando vamos ler a bíblia vemos que a relação, neste caso, é fazer prova de Deus (malaquias 3:10) e não do pastor. Existe ainda o caso da pessoa ser péssima administradora de suas finanças e ter problemas com dinheiro sempre, gastando com o que não precisa e utilizando um recurso que não tem.

59) Apóstolo Paulo louvava ao senhor dentro do cárcere e o cárcere estourou e ele saiu de lá. Nas penitenciárias tá cheio de convertidos né? Só vão sair quando cumprir a pena, engraçado!!

R: A diferença é que a missão de Paulo era iniciar um evangelismo de abrangência continental, então Deus se encarregou de tirá-lo de lá. Tem outra coisa, Paulo foi preso por pregar sobre Jesus, qual dos penitenciários evangélicos de hoje, sabemos que foram presos por falarem de Jesus??? Conhece algum? …….Nem eu.

60) Porque que todo pastor quando prega no rádio ou na tv sempre diz às pessoas: “Anote o endereço da igreja e venha receber a vitória”? Eles não poderiam apenas dizer?: “Se quiser ser salvo procure uma igreja evangélica mais próxima de tua casa” Afinal, eles estão preocupados com as almas destas pessoas? ou no local em que estas pessoas vão pagar seus dízimos?

R: Se adivinhação fosse comum aos pastores então era só adivinhar o endereço da igreja mais próxima da casa de cada ouvinte e orientá-los a irem, porém ainda não dá pra fazer isso e, portanto eles orientam a os procurarem em suas próprias igrejas, aonde poderão ter um acompanhamento direto e individual.

61) Porque buscamos a estatura de varão perfeito sendo que nunca vamos alcançá-la? Nunca deixaremos de ser pecadores enquanto vivermos certo?

R: Buscamos porque a finalidade é chegarmos próximo do exemplo de Cristo e, devemos saber que nunca seremos igual a Cristo pois Ele é Deus. Portanto sim, devemos permanecer nesta tentativa e, sabendo que somos falhos e seremos até a morte, não nos frustraremos se não conseguirmos sempre, pois a vida mesma tem as vitórias e as derrotas e seremos experimentadores de ambas.

62)  Deus escolhe pessoas que Ele quer exclusivas para a obra DEle? É por isso que estas pessoas falham em tentar fazer outras coisas como Jonas?

R: Deus escolhe mesmo algumas pessoas para se tornarem exclusivas para a obra DEle, porém, Deus deixa isso claro de forma que não hajam dúvidas. Assim como Deus fez com Jonas, Jonas sabia exatamente para aonde ele deveria ir mas escolheu outro lado e Deus reafirmou o propósito na vida de Jonas. Existem pessoas por ai que dizem que Deus as chamou mas dentro de si nutrem dúvidas profundas que nunca serão esclarecidas pois Deus não as chamou. Quando Deus te escolhe você sabe e, apesar do medo e do pessimismo, não tem dúvida quanto a vontade de Deus pra você.

63)  Porque o primeiro amor acaba?

R: Não sei. Pela experiência que tenho, este primeiro amor não dura para sempre com ninguém. Acredito que nos deixamos levar pelas dificuldades e problemas do nosso cotidiano. Depois caímos na real e vemos que nem tudo o que queremos Deus vai nos dar e, muitas vezes, precisamos passar pela dificuldade pois esta será uma escola em nossas vidas. Sem esta escola nunca iremos aprender o que precisamos para continuar.

64)  Tenho raiva quando ouço aquilo que já sei e muitas vezes nem sequer creio que as Palavras ditas irão se cumprir. Alguns cultos são como uma tortura pra mim.

R: Também sinto isso as vezes e, acredito que milhares de cristãos mundo afora se sentem ou se sentiram assim alguma vez. Quando ouvimos muito o que já sabemos vejo que o momento é de ensinar, pois o aprendizado já está completo, mas completo no sentido em que podemos caminhar com nossas próprias pernas. Nosso copo já está cheio e devemos esvaziar, ou seja, pregar o que Jesus nos ensinou.

65)  Estou realmente num deserto? Ele chegará mesmo ao fim?

R: Todos passaremos por lá, alguns voltarão ao deserto muitas vezes. Meu conselho é que aprenda de uma vez o que precisa aprender no deserto e depois coloque em prática para não ter de voltar ao deserto, pois só quem passou por lá é que sabe que nunca mais quer voltar, então não dê tempo para a ignorância se você já sabe o que deve mudar, mude!

66)  Abre tão somente a tua boca e Eu a encherei. Esta promessa foi apenas para uma pessoa ou é para todo aquele que se propõe em fazer a obra e levar a palavra? Muitos parecem usar a pregação como Palavras vãs de sabedoria humana e não de demonstração de Espírito e de poder.

R: Esta promessa foi pontual, isto é, para um determinado momento e pessoa, porém isto não quer dizer que Deus não faça isso nos dias de hoje. Existem inúmeros pregadores que já afirmaram não saber o que dizer e simplesmente a palavra lhes veio a mente. É evidente que muitos se enganaram e falaram daquilo que gostariam mesmo de falar e outros foram realmente inspirados pelo Espírito Santo de Deus. Agora quanto a demonstração de Espírito e de Poder como o Apóstolo Paulo afirma que era sua pregação, acredito que temos um déficit disto hoje, pois o que mais vemos são as palavras vãs de sabedoria humana. Infelizmente.

67)  Se ao nome de Cristo todo o joelho se dobra, porque muitos pastores têm extrema dificuldade em expulsar demônios? Será que o nome de Cristo não é necessário? Faz-se necessária a presença de anjos guerreiros ou chicotes de fogo? Dias e noites em jejum para conseguir a proeza de expulsar demônios?

R: O nome de Cristo é, foi e sempre será suficiente para que todo o joelho se dobre, porém nem todos detém a autoridade para usá-lo e, por isso os demônios resistem como a Bíblia mostra os filhos do sacerdote expulsando o demônio por “Jesus a quem Paulo prega”. É preciso ter autoridade. A abstenção de alimentos não determina quem tem ou não autoridade.

68)  Porque ensinamos o jejum como a abstinência de comida ou bebida e não simplesmente como Isaías nos ensina em nos afastarmos do mal e fazermos a vontade de Deus?

R: Muitos ensinam assim porque não conhecem a verdade das escrituras. O Verdadeiro Jejum é exatamente como relatado em Isaías, quebrarmos as cadeias do pecado, ou seja, nos afastarmos do pecado e fazer o bem ao próximo. Não tem nada a ver com abstinência de comida ou bebida. Em resumo, se afastar do pecado e praticar o bem a seu próximo.

69)  Porque não é costume vermos paralíticos levantarem da cadeira de rodas? O nome de Cristo não é suficiente? O paralítico tem que ajudar a cura acreditando nela? E quando o paralítico acredita e sai frustrado ainda em sua cadeira de rodas?

R: O nome de Cristo sempre foi e sempre será suficiente, desde que venha dos lábios de quem tem autoridade para usá-lo. A questão é que milhares de pseudo-cristãos não possuem autoridade pois não crêem. Cristo disse que aqueles que cressem fariam sinais ainda maiores do que os Dele. O que acontece em nossos dias é uma falta de fé tremenda que impede que haja autoridade para usarmos o nome de Cristo. Vale lembrar que o agente que deverá receber a cura, ou seja, o paralítico não precisa ajudar crendo. Lázaro estava morto, não tinha como crer em sua condição e, mesmo assim, foi ressuscitado.

70)  Bater palmas e dar glória a Deus não deveria ser algo espontâneo e sincero? Porque muitos pregadores pedem, algumas vezes imploram por estas manifestações e existem exortações porque o povo não louva o Senhor?

R: O fato de pedir faz parte das técnicas de oratória e convencimento, ou seja, enquanto você fala algo, caso perceba que sua platéia não concorda, solicite manifestação com palmas, pois as palmas trarão sentido de aprovação aos demais. Não estou dizendo que todos fazem isso, porém alguns, certamente. A Bíblia nos diz que até mesmo a vontade de louvar e adorar ao Senhor, vem do próprio Deus e sim, o sentimento deve ser espontâneo.

71)  Porque algumas verdades são escondidas do povo? Porque temos tanto medo em exortar utilizando, por exemplo, o livro de apocalipse pensando que perderemos muitos de nossa congregação? E se perdermos, não seria melhor assim? Os que ficassem não seriam os verdadeiros fiéis? Cristo não se despediu de uma multidão de 70 mil para se direcionar para apenas 12 homens???

R: Imagine que Adolf Hitler dissesse a verdade a Alemanha antes de assumir o poder. Certamente não teria sido apoiado nem para síndico de condomínio, quanto mais ser aclamado por verdadeiras multidões que o adoravam. A verdade pura e simples, faz com que as pessoas se distanciem de você, fiquem com raiva. Isto porque ninguém está acostumado a ouvir a verdade, portanto a mentira têm sido, durante séculos, o perfeito anestésico dos relacionamentos. Se os pastores resolvesse falar apenas a verdade e deixar de torcer versículos para dizer que tudo vai dar certo, se eles parassem de fazer isso, com a saída de membros de suas igrejas, diminuiria drasticamente a arrecadação e como a igreja, enquanto instituição, iria se sustentar?

72)  Porque não devemos guardar o sábado conforme os judeus o fazem e, porque damos o dízimo se não temos referência disso no novo testamento?

R: Devemos guardar todos os dias para Deus e não sermos cristãos apenas nos sábados ou domingo. Porém, guardar o sábado como os judeus fazem, somente se você for judeu. Caso contrário, seja cristão todos os dias, de segunda a segunda. Quanto ao dízimo, também é uma regra para os judeus determinada no antigo testamento, mais uma vez digo, se você for judeu, terá de viver conforme a Lei e entregar o dízimo na mesquita ou templo, para que os levitas tenham o devido sustento. Mas se você vive debaixo da graça, doe o valor que quiser, para a instituição que desejar, ou , se não quiser, não doe, e isso também não quer dizer que Deus permitirá que o diabo roube suas finanças. Acredito que devemos imitar a igreja primitiva. Não costumavam se reunir em templos, mas na casa das pessoas ou em praça pública e, quanto a contribuição, cada um dava o que podia, quem tinha duas túnicas dava uma, quem tinha dois terrenos vendia um, de modo que a ninguém faltava nada.

73)  Excluir gente da igreja por pecado? Jesus não nos mandou amarmos uns aos outros como a nós mesmos? Paulo disse que com o excluído “nem sequer comais com ele”, como fica isso em virtude do que Cristo nos disse? Nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue!!! Devo perdoar meus inimigos. Tem gente que se te vir almoçando com uma prostituta ou com um pedófilo assassino de recém-nascidos ficaria triste, porém se você almoçar com um excluído da igreja a pessoa fica possessa de raiva, porque isso? Aonde na Bíblia temos o direito de excluir alguém??? É certo que devemos saber distinguir o sínico do verdadeiramente arrependido, porém não podemos julgar ninguém e a nova chance deve ser dada sempre que for solicitada, é claro que a pessoa ser integrada em ofícios da igreja tem de ser repensada e observando-se suas atitudes diferentes das outras veremos o que fazer.

R: Você disse tudo. Não temos o direito de excluir ninguém, pois o nosso exemplo maior – Jesus Cristo – nos ensinou que até mesmo ao inimigo devemos dar uma chance. Jesus andou com o que havia de pior naquela época, prostitutas, leprosos, cobradores de impostos, curou pessoas que nem sequer o agradeceram e ainda assim continuou apostando nas pessoas. Devemos lembrar que Ele veio para os pecadores e não para os sãos. Mas não podemos esquecer que, em seu círculo mais próximo de amizades, Cristo escolheu 12 de uma multidão de dezenas de milhares de pessoas. Aprendo com isso que tenho que ajudar a todos sem distinção, porém, para comer na casa de minha família e para confessar minhas dificuldades, não posso escolher todos.

74)  Predestinação ou livre-arbítrio? Predestinação para os judeus e livre-arbítrio para os gentios?

R: não consigo crer num Deus brincalhão, ou seja, um Deus que fala para você se esforçar, crer Nele, deixar de pecar com o intuito de se aproximar Dele, porém Ele já houvera escolhido e predestinado aqueles que iriam ser salvos e nada, absolutamente nada do que você fizesse poderia te ajudar no processo de salvação. Quanto ao livre-arbítrio, já nascemos com ele, temos o poder de escolher o que faremos, nossas decisões dependem exclusivamente de nós e daremos conta de todas elas. Portanto, não acredito que os salvos já foram predestinados assim desde o início. Creio que até o pior ser humano, se passar por um processo de conversão genuíno, pode alcançar misericórdia e ser salvo. Lembra-se de Saulo assassino de cristãos que se tornou Paulo? Resposta dada.

75)  Porque sofremos afinal?

R: O sofrimento está no pacote da vida, o que Deus determinou no éden sobre Adão e Eva serve para todos que pertencem ao planeta terra. Para sabermos a origem, devemos voltar ao Éden. Deus criou tudo e deu apenas uma ordem, “Me obedeçam” para que vivam eternamente. Adão e Eva não conseguiram cumprir essa regra e, portanto, o mau entrou na terra vindo como uma maldição genética incurável. Cristo veio para curar esse mau, porém a obra ainda não está completa, o mau será chutado para fora deste planeta quando Cristo vier pela segunda vez tomar seu lugar de vez como Rei dos Reis. Enquanto isso vamos segurando a onda e fazendo a nossa parte.

Tudo o que você gostaria de saber sobre DEUS mas teve medo de perguntar

 

Gleysson Salles