O alvo desta vez seriam obras de artes usadas para lavar dinheiro. Suzana Neves teria escondido itens no imóvel

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão, na manhã desta segunda-feira (8), em um imóvel da ex-mulher do ex-governador Sérgio Cabral, Suzana Neves, em São João del Rei, município da Região Central de Minas Gerais. Esta fase da operação Lava-Jato investiga crime de lavagem de dinheiro por meio de obras de arte.

De acordo com o Ministério Público Federal, fatos apurados nas operações Calicute e Eficiência mostraram que Suzana Neves comprou, em nome de sua empresa Araras Empreendimentos Consultoria, um imóvel por R$ 600 mil em São João del Rei, sem aparentemente ter recursos compatíveis para isso.

O MPF investiga se o imóvel estaria sendo usado pelo grupo de Cabral para guardar bens comprados com recursos ilícitos, como obras de arte. Segundo a investigação, informantes relataram que houve um descarregamento de um container de quadros na casa nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Publicidade

Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que também determinou buscas em Araras (RJ).

O MPF aponta nas investigações que Suzana Neves utilizou sua empresa para ocultar a origem ilícita de R$ 1.266.975,00. Na investigação, a Receita Federal detectou movimentação financeira incompatível da Arara Empreendimentos, que distribuiu lucros e dividendos incompatíveis com as receitas. Segundo a apuração, a sede da empresa é a própria residência de Suzana, no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, e não há nenhum empregado registrado.

De acordo com a Lava-Jato, a organização de Sérgio Cabral desviou mais de US 100 milhões dos cofres públicos do Rio de Janeiro. As oito denúncias já apresentadas contra ele revelam que ele formou um esquema de cartelização de empresas e favorecimento em licitações, mediante pagamento de propina em todas as grandes obras públicas contratadas quase sempre com recursos federais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *