Odair Terra

As mudanças nos hábitos de consumo revelam uma tendência de crescimento no mercado audiovisual

A pandemia do Coronavírus atingiu em cheio a indústria cultural e os efeitos da crise sobre os artistas está longe de acabar. Com os eventos suspensos, os shows e cachês cancelados, músicos que estavam com agendas lotadas precisaram se reinventar e buscar novas formas para sobreviver. Quem mais sofreu com as condições do isolamento, foram os cantores locais que faziam muitos shows em bares e pequenos eventos. Conhecido por revelar grandes nomes como Gusttavo Lima, o apresentador e empresário Odair Terra conta sobre as transformações neste ano.

Assim que tudo mudou no mercado musical, a força audiovisual se tornou crucial para adequação de shows e eventos para o formato online. De acordo com uma pesquisa da startup Flow Creative Core em parceria com o pesquisador Derek Derzevic, de Portland (USA), a partir de 2020 o público tem buscado por músicas e artistas mais antigos e shows mais intimistas, através de lives. Este mesmo estudo detectou que o resgate de alguns estilos, mostra a valorização do passado e uma busca por memórias positivas para enfrentar o período da pandemia.

Levando tudo isso em consideração, grandes marcas e empresários viram nesta transformação uma oportunidade e criaram outros tipos de eventos, sem deixar de proporcionar músicas boas através de novos cantores e também dos mais tradicionais. Odair Terra, que é apresentador e empresário do segmento sertanejo, entrou para este time e passou a investir em programação no formato de Lives.

Segundo a 21ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, a projeção para 2021 é que o mercado brasileiro de entretenimento e mídia chegue a US$ 38 bilhões. Esta mudança também gerou impacto em grandes emissoras de TV. Uma pesquisa da operadora Claro, identificou um aumento de 118% na audiência durante a pandemia.

Nesta tendência, o Programa Odair Terra vem se transformando junto do público. Criado em 2002 em Goiânia, capital sertaneja, revelou mais de 450 artistas apenas entre os anos de 2019 e 2020. Desde que começou sua carreira, o apresentador lançou diversos nomes da música sertaneja para o Brasil. Nas últimas décadas, Odair Terra colocou holofote em nomes como Gusttavo Lima, Lucas Lucco, Jorge e Matheus, César Menotti e Fabiano.

Hoje, o projeto de revelação de novos talentos vai muito além da exibição do programa de TV. Durante esse período de isolamento, o empresário e sua equipe adaptaram o modelo de negócio para dar maior visibilidade aos novos talentos. A empresa de Odair Terra reforçou suas redes sociais, fortaleceu as parcerias com assessorias de imprensa, ampliou o seu alcance no YouTube atingindo mais de 10 milhões de visualizações e intensificou a produção de novos formatos abrindo espaço para divulgação de Lives e clipes musicais de artistas em início de carreira.

Nova fase do Programa Odair Terra

O diretor da atração, Ed Souza, explica um pouco sobre esta fase do programa: “Hoje, o artista em início de carreira que procura visibilidade nacional consegue espaço aqui no programa. Não tratamos o artista como calouro, mas sim como um talento em potencial para o sucesso. Damos todas as condições e ofertamos um espaço de divulgação com melhor custo/benefício do mercado. Aqui o artista é tratado de forma profissional e com muito trabalho e respeito.”

Com essa renovação, o diretor vê uma transformação no Programa exibidos toda semana em rede nacional: “O formato de programa acaba mudando um pouco. Ele passa a ser mais dinâmico, ainda mais próximo da linguagem de internet, já que este jeito de se fazer produções está cada vez mais popular no Brasil. Tudo caminha para que os novos conteúdos sejam sempre voltados para divulgação em mídia, seja ela televisiva, radiofônica ou mesmo em streaming”, conta Ed Souza.

Odair Terra, percebe a transformação como uma forma de acelerar as carreiras: “O Mercado Musical enxugou muito durante a pandemia e a retomada passa por este momento de mudança. O artista que não se transformar e criar oportunidades tende a se isolar nesse mercado veloz e competitivo”.

Toda quarta-feira na TV Aparecida

Sempre exibidos às quartas-feiras, 22h30 na TV Aparecida, nesta semana o Programa Odair Terra recebe novos talentos da música. Diretamente de Goiás, presença confirmada de Miguel Lucato e Heitor Carvalho.

Ainda no programa, Odair Terra recebe a jovem cantora Elô Santi, com gravação exclusiva realizada no Paraná.

Compartilhe