Lauro de Freitas

Obras em Lauro de Freitas, começaram a ser cogitadas em 2007, mas só em 2019 foi firmado um acordo entre prefeitura e Coelba

Com mais de 200 mil habitantes, Lauro de Freitas, não possui, até hoje, uma rede completa de esgotamento sanitário. Em muitos bairros, os dejetos da população vão cair direto nos rios da cidade. “Os rios daqui são todos poluídos, é quase um lixão a céu aberto”, considera o advogado Gustavo Ferraz, 50, morador do bairro de Vilas do Atlântico.

Leia mais:  Psicóloga achada em porta-malas fingiu crime e se matou

A solução para este problema parecia estar próximo quando, em 2007, a então prefeita Moema Gramacho  (PT) iniciou o processo de captação de recursos para as obras de esgotamento sanitário na cidade. Mas mais de 10 anos depois, as obras nem sequer foram finalizadas, como ainda geram transtornos para a população.

A novela envolvendo o projeto já perdura por muito tempo. Em 2019, finalmente, a prefeitura e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) firmaram um acordo de “gestão associada”. A Embasa, então, contratou por uma licitação a empresa Pejota Construções e Terraplanagem LTDA para realizar as obras de esgotamento sanitário em parte da cidade.

O que não era esperado é que as obras iriam trazer ainda mais transtornos. Imagens feitas por moradores mostram que as ruas se tornaram espécies de ‘campos minados’. Em algumas delas, há buracos por praticamente toda a extensão da via. “Começaram a esburacar a cidade inteira. A chuva veio no verão e não tem nenhum tipo de manutenção no asfalto”, se queixa o morador Gustavo Ferraz.

A Embasa, responsável pela fiscalização das obras, também cita a chuva para justificar a presença dos buracos. Segundo a empresa, por causa das chuvas que caíram desde novembro do ano passado, os serviços de repavimentação das vias localizadas nos bairros do Centro, Jockey Club e Pitangueiras foram afetados.

Ferraz rebate a justificativa: “Tem semanas e semanas que não choveu e tá lá do mesmo jeito”.

Em nota, a Embasa acrescenta que está seguindo um cronograma juntamente com a empresa Pejota. “Nos próximos dias, e até o final deste mês, serão recuperados, por exemplo, trechos das ruas Milena Ramone, Afonso Pena, Nilton Santos, São Raimundo, Ailton Lins, Bernadino dos Santos, dentre outras”, promete.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI