Ford

Ford anunciou na segunda-feira que vai encerrar a produção de veículos no país. Procurada, a empresa ainda não comentou a declaração do presidente.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (12), ao comentar a decisão da Ford de encerrar a produção de veículos no Brasil, que faltou a empresa dizer a “verdade” sobre o motivo da saída. De acordo com Bolsonaro, a Ford queria subsídios do governo para continuar no país.

Veja também: Gorilas testam positivo para coronavírus em San Diego

Bolsonaro disse ainda que lamenta os cinco mil empregos que serão fechados com o encerramento da produção da Ford em território nacional. De acordo com Bolsonaro, o valor em subsídios para a Ford chegou a R$ 20 bilhões “ao longo dos últimos anos”.

“Lamento os cinco mil empregos perdidos. Agora a empresa não fala que em novembro. Agora a imprensa não fala que em novembro nós criamos 414 mil empregos. E estamos perdendo cinco mil agora. Repito, lamento. Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade. Querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando 20 bilhões para eles como fizeram nos últimos anos? Dinheiro de vocês, de impostos de vocês para fabricar carro aqui? Não. Perdeu a concorrência. Lamento”, afirmou Bolsonaro a apoiadores na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada. O G1 entrou em contato com a Ford para comentar a declaração de Bolsonaro, mas a montadora não se pronunciou até o meio-dia.

Mais cedo, o vice-presidente Hamilton Mourão comentou a saída da Ford do Brasil. Para Mourão, a empresa poderia ter esperado a recuperação da economia.

“A Ford ganhou bastante dinheiro aqui no Brasil, recebeu incentivo. Ela poderia ter esperado. A gente entende que no mundo inteiro a empresa está passando por problemas, a indústria automobilística está passando por problemas, está havendo uma mudança. Mas eu acho que o nosso mercado tem plenas condições de assimilar, vamos dizer assim, a partir do momento que retomar a economia de uma forma normal”, disse Mourão.