Clima tenso entre Moema e Mirela

Clima tenso entre Moema e Mirela pode deixar o PT de fora das próximas eleições municipais

A presença do Governador Rui Costa e a posse da nova secretária municipal de educação, Vania Galvão, agitou a agenda política de Lauro de Freitas nesse sábado (30). Pela manhã, Rui visitou o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceep-tic) e anunciou a construção de mais uma unidade do programa, num terreno próximo ao restaurante popular.

Leia mais: Mirela emite nota de repúdio à Prefeitura de Lauro de Freitas

No período da tarde, na escola Dois de Julho, a prefeita Moema Gramacho deu posse a ex-vereadora Vânia Galvão, que assumiu comando da secretaria municipal de educação.

Mas o clima de contentamento que deveria perdurar durante todo o dia, foi substituído por tensão e mal estar,  por conta do escorregão da SERIN, Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado, que não convidou a deputada Estadual Mirela Macedo para compor a comitiva que acompanhou o governador e por igual modo, o vacilo do cerimonial da prefeita que não convidou uma representação da câmara legislativa municipal para compor a mesa na celebração de posse da nova secretaria.

Clima tenso entre Moema e Mirela

A deputada Mirela Macedo, sentindo-se desprestigiada, publicou no Instagram e no face book do governador um texto ressaltando sua condição de base de sustentação do governo e de deputada estadual mais votada na cidade. Membros do legislativo municipal, por sua vez, não entenderam e reclamaram da ausência de um representante da casa na composição da mesa no ato de posse.

Tanto as lideranças que acompanham a deputada, quanto assessores dos vereadores chamam a atenção para o que eles batizaram de “exclusivismo vermelho”. Eles alegam que houve favorecimento das lideranças petistas em detrimento das dos outros partidos, tanto no âmbito estadual, quanto no municipal.

Assessores do governador preferiram não comentar a nota da deputada Mirela, mas revelaram ao Jornal Folha Popular que a agenda de Rui em Lauro de Freitas, foi fruto de um desafio, assumido por ele, junto a estudantes durante edição do Papo Correria. Rui teria dito que era bom em matemática e se comprometeu a resolver equações na aula inaugural do Ceep-tic. “Uma agenda não política”.

Quanto a não presença de uma representação da Câmara, na composição da mesa, no evento de posse, o secretário de governo, Lula Maciel, explica que por conta da agenda com o governador, a cerimônia começou com atraso e os convidados já estavam esgotados e com fome, no que resultou na alteração da programação, mas que mesmo assim, a prefeita teria perguntado se algum vereador gostaria de fazer uso da fala, sedo que os edis presente ali, naquele momento, não teriam se manifestado.

Militantes do PT descordam do “exclusivismo vermelho” sugerido pelos descontentes. Eles afirmam que não é pratica do partido na cidade contemplar os militantes em espaços estratégicos.

Tentamos contato com o vereador Roque Fagundes, presidente Municipal do PT, mas até o fechamento dessa matéria, não obtivemos retorno.

Fonte: Folha Popular

Nas ultimas eleições:

Moema Gramacho abandonou de vez a deputada estadual Mirela Macedo (PSD). A briga entre as duas está declarada pois, a prefeita de Lauro de Freitas não deu apoio para Mirela para se reeleger.

Durante reunião realizada na calada na noite, por volta das 19h, na última quarta-feira (13), em um condomínio luxuoso na Estrada do Coco. Moema reuniu vereadores e lideranças e bateu o martelo em relação ao apoio para Jones Carvalho (PT) que perdeu a eleição junto com Joseildo Ramos (PT) que disputou o cargo de deputado federal.

Resumindo: Mirela venceu as eleições e os dois candidatos da prefeita petistas, perderam feio o ano eletivo de 2018.