Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Eleições 2020, mais próximas do que se imagina

Engana-se quem pensa que as eleições para Prefeitura de Lauro de Freitas ainda estão longe. Já é 2020!

Leia mais: MP recomenda suspensão de licitação suspeita em Salvador

Pelo menos é o que vemos pelos grupos de WhatsApp , conversas de bastidores, encontro em restaurantes e cafés da cidade.

As figuras contudo são as mesmas. O que parece diferente são os partidos e aproximações entre alguns que no passado já foram adversários e até “inimigos” políticos, mas que as “ideologias” trataram de aproximar por “amor” a Lauro de Freitas.

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Moema Gramacho

É bem verdade que o desempenho da atual prefeita Moema Gramacho, desde que assumiu novamente a prefeitura de Lauro de Freitas, só estimula os que já postularam ao cargo e ressuscita aqueles que já eram dados como “mortos” em qualquer processo político na cidade. Talvez em razão da turbulência pela qual passou (e ainda passa) seu partido (PT) após a prisão de seu líder mor Ex-Presidente Lula e com o impeachment sofrido pela presidente Dilma Rousseff. Parece que a militante Moema se esqueceu de que tinha um município para governar, que sua Vice-Prefeita Mirela a havia “abandonado” e que sua presidente da câmara na época (Naide Brito) não tinha o menor preparo para governar. Resultado: agora é correr atrás do prejuízo.

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Gustavo Ferraz

De uns dias pra cá, o Ex-Superintendente de Industria e Comércio na administração de Márcio Paiva, Gustavo Ferraz, começou a ocupar os blogs e redes sociais para atacar de forma veemente a administração de Moema. Questionando vários setores do governo e propondo uma verdadeira “revolução administrativa” para o município a partir de uma eventual eleição.

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

O Ex de Márcio Paiva disputou as eleições de 2016 como vice-prefeito junto com Matheus Reis pelo PSDB e hoje “sonha em ser prefeito de Lauro de Freitas”.

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Matheus Reis

Falando em Mateus Reis, o Ex-Vereador que teve o nome de sua esposa (Luana Oliveira) citado em 2016 pelo Tribunal de Contas, tendo recebido algo entorno de 200 mil entre salários e gratificações durante a gestão de Márcio Paiva, permanece firme no propósito e também já anunciou sua pré-candidatura. Desta vez porém terá de se contentar com o vice, já que o maior ‘financiador’ de sua candidatura, e que também esteve ao lado de Moema representado por sua vice Mirela e também é sua ex. e que já disse que não “quer ser prefeita”… Espera, vamos melhorar esta explicação: Mirela é vice de Moema e ex de Teobaldo, que é pré-candidato a Prefeito cujo vice deve ser Mateus Reis. Pronto é isso!

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Teobaldo é empresário e embora já atue em Lauro de Freitas há muito tempo como tal (e como financiador de campanhas), nunca havia se manifestado publicamente sobre sua intensão de ingressar pessoalmente na política, até agora. Mesmo porque nunca se viu qualquer envolvimento do empresário com instituições, fundações, creches, comunidades enfim. A única relação de Teobaldo sempre foi diretamente com a política e com os políticos, através de seu poder econômico.

Chico Franco

Outra figura de velha data também reapareceu nas mídias esses dias, Chico Franco.

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Sentindo-se traído no DEM quando decidiu enfrentar  Moema ao chamar pra si o protagonismo do pleito passado, achando que Neto desfilaria ao seu lado, Chico parece empolgado novamente ele foi visto articulando com o Ex-prefeito Márcio Paiva em almoço num famoso restaurante de Lauro de Freitas.  Há quem diga que foi apenas um encontro entre “amigos”, mas convenhamos, posar ao lado de Márcio é queimar o filme político neste momento, a não ser quê…

Márcio Paiva

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Márcio Paiva também está de volta. Depois de deixar a prefeitura de Lauro de Freitas aos frangalhos e ter recebido o título de pior prefeito que o município já teve (Nafonte/Politicalivre) com um alto índice de rejeição, parece que o Ex crê na máxima de que “o eleitor tem memória curta” e volta a rondar os que em seu governo tinham um cargosinho. Márcio também teve a sua prestação de contas rejeitada pelo TCM, recebeu multas entre outras penalidades .

Ainda sem partido Márcio disse ao site BNews que “em política a gente não recusa nada. Estamos a disposição para qualquer coisa que vier. Nossa intensão é de ajudar Lauro de Freitas”. Paiva propões a criação de um grupo em oposição à Moema Gramacho.

Mauro Cardim

Finalmente, incentivado por um forte grupo de empresários e tendo vindo de uma pré-candidatura que não se converteu nas eleições passadas, vindo a apoiar Moema e Mirela coligando o partido do qual era presidente na época (PDT), o atual Secretário de Panejamento e empresário Mauro Cardim já deixa claro em suas investidas de mídia que desta vez não deve abrir mão da candidatura própria, mesmo que isso venha causando muito tumulto no governo de Moema.

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Sua “cabeça já está a prêmio” há algum tempo e existem  apostas de corredores de que o Secretário não permaneceria por mais tempo no governo, o que até agora não se concretizou. Enquanto isso ele anuncia a inauguração e um Laboratório de Robótica, a realização do Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana e o SOS Joanes II.

Uma verdadeira muvuca para as eleições de Lauro de Freitas

Ex PDT, o Secretário foi convidado pelo Vice-Governador João Leão para o PP e não pensou duas vezes para aceitar o convite que o aproximaria de uma das mais experientes figuras da política baiana e conselheiro respeitadíssimo por muitos. Inclusive Mauro e Leão já atuam juntos para viabilizar um grande projeto para Lauro de Freitas, o Aeromóvel. Será mesmo que será concretizado?

Fonte: redemetripoli