Bahia

Aumento no preço do botijão de gás preocupa a Bahia

Bahia: A partir do dia 1º de maio, o preço do botijão de gás de cozinha deve sofrer um aumento em todo Brasil, gerando preocupação na população que já sofre com a crise econômica. De acordo com o Sindigás, que representa as distribuidoras do setor, o preço médio do gás de botijão vai subir 11,9% devido ao novo sistema de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

NOTÍCIA INCRÍVEL: aprenda a liberar até R$ 4.500 no app do Caixa Tem! Clique aqui

A mudança, prevista em lei, unifica as cotas de ICMS cobradas sobre combustíveis, gás liquefeito de petróleo, diesel e biodiesel pelos estados. No entanto, a medida vem em um momento de instabilidade econômica e social, gerando ainda mais preocupação para a população.

O maior aumento no preço do botijão de gás ocorrerá em Mato Grosso do Sul, de 84,5%. No Rio de Janeiro, a alta será de 42,9%, enquanto em São Paulo, de 28,5%. Na Bahia, conforme o novo cálculo, o aumento será de 37,7%. Apenas quatro estados terão redução no preço, enquanto em outros 21 a população terá que arcar com o aumento.

Embora a medida tenha sido adiada em um mês para permitir que as unidades da federação fizessem os últimos ajustes para a implementação do novo modelo de tributação, a população fica apreensiva com a incerteza de como esse aumento afetará seus orçamentos mensais.

Um minuto, por favor…