Google

O gigante Google faz campanha contra a PL 2630

Em uma campanha contra o projeto de lei que cria o marco regulatório na internet, o PL das Fake News, o Google exibiu nesta segunda-feira (1º) um link contrário ao projeto em sua página inicial. O link direciona para um artigo assinado por Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da empresa no Brasil, que destaca as preocupações da empresa com o projeto.

NOTÍCIA INCRÍVEL: aprenda a liberar até R$ 4.500 no app do Caixa Tem! Clique aqui

O texto afirma que o PL “pode piorar a sua internet” e defende uma discussão mais ampla da matéria, impulsionando a hashtag #MaisDebatePL2630 e pressionando deputados federais. Lacerda lista alguns pontos considerados preocupantes no projeto, como a atribuição de amplos poderes a um órgão governamental para decidir o que os brasileiros podem ver na internet.

Segundo o Governo Lula, o PL das Fake News cria a ‘Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet’ e torna obrigatória a moderação de conteúdo na internet para identificar e excluir postagens criminosas. O projeto afetará conteúdos publicados em plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Google e TikTok.

A criação de uma legislação de internet com o potencial de impactar a vida de milhões de brasileiros e empresas todos os dias precisa ser feita de uma maneira colaborativa e construtiva.

O Projeto de Lei 2630/2020 pode ir à votação antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso ao texto que será votado. Se for aprovado do jeito que está, o PL iria na contramão do seu objetivo original de combater a disseminação de notícias falsas.

Uma das consequências indesejadas, por exemplo, é que o PL acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação.

Na prática, como resultado do PL 2630, as plataformas ficariam impedidas de remover conteúdo jornalístico com afirmações falsas como “A vacina de Covid-19 irá modificar o DNA dos seres humanos.”, ou seja, continuariam disponíveis na busca do Google e no YouTube, gerando ainda mais desinformação.

Precisamos melhorar o texto do projeto de lei. O PL das Fake News pode aumentar a desinformação no Brasil. Fale com seu deputado por aqui ou nas redes sociais ainda hoje.

Esse é apenas um dos riscos presentes no texto atual do projeto. Acreditamos que podemos contribuir para melhorar o texto e minimizar consequências indesejáveis para o ambiente digital no Brasil.

Saiba como o PL 2630 pode piorar a sua internet.

Um minuto, por favor…