Saúde: Prefeitura inicia exames do Mutirão de Mamografias

O principal objetivo é estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, os exames do Mutirão da Mamografia, para a detecção do câncer de mama.  O principal objetivo do mutirão é agilizar o atendimento das mulheres que aguardam pelo procedimento e estimular o diagnóstico precoce, que é a melhor forma de evitar mortes ocasionadas pela doença.

O exame de Mamografia deve ser solicitado nos seguintes casos: mulheres acima de 35 anos que nunca fizeram o exame; mulheres entre 40 e 50 anos que fizeram o exame há mais de 2 anos; mulheres acima dos 50 anos que fizeram o exame há mais de um ano; mulheres com antecedentes de caso de câncer de mama na família e que tenham queixas de nódulos ou dores nos seios.

Para participar do mutirão de exames, que acontece até 21 de outubro, é preciso que a paciente procure a Unidade Móvel de Saúde, que está localizada no estacionamento do Restaurante Popular no centro da cidade. Documentos necessários: Cópia e original do RG,CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Endereço.

O secretario de saúde do município enfatizou que vale a pena as mulheres fazerem o exame.

” A mamografia possibilita a detecção de lesões iniciais mesmo em mamas aparentemente normais, aumentando as chances de cura e diminuindo as eventuais sequelas físicas e emocionais.” Destacou Dr.Erasmo Moura.

 

A secretaria de saúde ainda informou a redação do deolhonews, que existe uma carreta do Sesc Mulher ao lado da UPA de Itinga, fazendo exames de Preventivo e Mamografia até o dia 29 de janeiro de 2018.