Rui Costa

Rui Costa diz que negociação sobre importação da Sputnik V com Anvisa não avançou

O governador Rui Costa (PT) criticou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (6), a conduta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à possibilidade de importar a vacina russa contra a covid-19. Segundo ele, a reunião de hoje não foi bem-sucedida.

BOMBA: Família de Louro José suspeita que ele tenha morrido por envenenamento

“A Anvisa continua demonstrando insensibilidade. Tem uma lei aprovada no Brasil, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, dizendo que, expecionalmente, se a vacina tá sendo usada em vários países e têm agências que já aprovaram, a Anvisa teria que ter papel apenas de verificar a documentação, se a vacina é verdadeira ou não. A responsabilidade seria dos estados. Infelizmente, não é isso que está fazendo”, disse o governador.

A Anvisa realizou uma reunião nesta terça com governadores para tratar do pedido de uso emergencial da vacina contra a covid-19 Sputnik V. Com pelo menos 37 milhões de doses da Sputnik V garantidas pelo Consórcio Nordeste desde meados de março, o problema tem sido o pedido de uso emergencial feito pelo laboratório União Química, que ficará a cargo da produção nacional do imunizante.

“Depois de uma reunião de mais de três horas, o que presenciamos foi burocracia, falta de sensibilidade com a vida humana e, infelizmente, uma agência que só tem demonstrado a meu ver que foi capturada pela ideologia e discurso que não tem a ver com a vida humana”, completou Rui Costa.