Rui Costa

Descobriu isso sozinho foi? Rui Costa descobriu que ‘comércio de drogas financia o crime organizado’

Durante o discurso de abertura de trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Rui Costa (PT), na manhã desta terça-feira (1), destacou a necessidade de uma discussão nacional sobre o tema da segurança pública e apontou como principal problema o tráfico de drogas.

Veja também: Confederação orienta prefeitos a não darem reajuste a professores de 33,24%

“O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais dessas substâncias e isso tem gerado impactos nas políticas de segurança no país. É preciso dizer claramente que o comércio de drogas financia o crime organizado e que ele se beneficiou muito com a liberação e com todas as facilidades recentemente concedidas para a compra e o uso de armas no território nacional, cuja fiscalização de fronteiras também é muito frágil. Eu defendo a nacionalização do combate ao crime organizado”, disse.

O governador afirmou que investiu mais de R$ 2 bilhões, desde 2015, numa área sensível de qualquer administração pública. Não é a primeira vez que o petista trata dessa sugestão de “nacionalizar” o trato. Para muitos opositores, Rui tenta terceirizar a responsabilidade do Estado sobre o setor.

Bahia ocupa primeiro lugar no ranking de mortes violentas do Brasil

A violência no Estado da Bahia é uma velha conhecida da classe trabalhadora. Ela a encontra nos coletivos, nos locais de trabalho e até mesmo nos locais de moradia, porém, conforme os números extraídos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) e Monitor da Violência, o primeiro semestre do ano de 2021 teve um aumento 7,1% no número de assassinatos, sendo registrada 2.931 mortes violentas no período em questão.
Outro dado que chama atenção corresponde à queda em 8% de mortes violentas no Brasil inteiro. Entretanto, na extrema contramão deste dado, o Estado da Bahia teve um aumento percentual considerável de assassinatos no primeiro semestre do ano corrente, evidenciando uma gestão pautada na violência e na insegurança por parte do Governo Estadual.

Com isso, a Bahia passou a concentrar 13,5% das mortes violentas de todo o Brasil no primeiro trimestre do ano de 2021. Sendo assim, a Bahia foi o Estado que mais contribuiu para os números de assassinatos no Brasil, ultrapassando o Rio De Janeiro, que ocupa a segunda posição no monitor da violência, com a marca de 9% das mortes violentas do país para o mesmo período.

É neste contexto que a violência no Estado da Bahia avança, exterminando a população, gerando insegurança para o trabalhador em uma roda cíclica de violência e encontrando total suporte na gestão de Rui Costa para se alastrar. E assim seguimos na terra das arbitrariedades, na terra da Chacina do Cabula, das operações policiais que alimentam o genocídio da população periférica. A classe trabalhadora se vê amedrontada nos seus deslocamentos de trabalho, no seu cotidiano e não encontra sossego nem mesmo nos bairros onde residem, vivendo no meio de conflitos entre facções forjadas pelo próprio Estado, incapaz de ceifar o monstro que nutriu e segue nutrindo. Afinal, é justamente esse monstro que financia e mantém intactos os privilégios de uma classe dominante completamente descomprometida com o valor da vida humana.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI