A perda de cabelo tende a afetar cada vez mais jovens do sexo feminino e o estilo de vida pode ser um dos fatores que mais impulsiona este fenómeno.

ndependentemente da idade e do género, a perda de cabelo é sempre uma condição indesejada e que interfere negativamente com o bem-estar da pessoa.

Contudo, no caso das adolescentes do sexo feminino, grupo em que se verifica um aumento deste fenómeno, a queda de fios pode mesmo causar um trauma emocional para toda a vida.

Ao site da FOX News, o médico Manny Alvarez explica que se trata de uma condição multi-fatorial, sendo o estilo de vida (que interfere com vários fatores biológicos) uma das principais causas para este problema, que varia de rapariga para rapariga.

Uma vez que a adolescência é pautada pelas oscilações hormonais, este desregulamento pode interferir diretamente com os níveis de testosterona que, na presença de uma enzima, dá origem à hormona responsável pela queda de cabelo – a DHT (dihydrotestosterona), que faz com que os folículos pilosos encolham e, com isso, os fios caiam.

Ainda no que diz respeito às hormonas e à facilidade com que ficam descontroladas, determinados medicamentos (como os auto-coagulantes, fármacos com excesso de vitamina A e ainda bloqueadores beta) interfiram com o sistema hormonal e podem também levar a uma queda precoce do cabelo, podendo a toma da pílula também contribuir para tal.

No casos mais intensos de perda de cabelo, esta condição pode ser o resultado de patologias médicas severas, como uma infeção no couro cabeludo, diabetes desregulados, tiroide, distúrbios cutâneos ou tricotilomania (distúrbio obsessivo compulsivo que leva a pessoa a arrancar os próprios cabelos).

Sabendo-se que os adolescentes de hoje não comem bem e ingerem cada vez mais quantidades exageradas de fast-food e alimentos processados, a má alimentação é, claramente, um dos fatores que mais facilita a perda de cabelo, uma vez que as dietas inflamatórias comuns dos dias de hoje são tudo menos ricas em nutrientes. Os distúrbios alimentares também levam a uma maior queda de cabelo e pelo corporal.

Por fim, mas não menos determinante para este fenómeno, também o hábito de arranjar demasiado o cabelo pode estar a danificar os fios das jovens adolescentes, levando a uma queda acelerada. Usar demasiados produtos capilares, alisar diariamente o cabelo ou até secar com o secador sem que seja aplicada uma proteção contra o calor pode facilitar a perda de cabelo, diz o médico.

Como prevenir a queda de cabelo na adolescência

À exceção das condições médicas – que não dependem da vontade da jovem – quase todos os fatores que levam à queda de cabelo se devem a um estilo de vida desequilibrado, ao qual se junta a tendência para a pouca ou nenhuma prática de exercício físico.

Deste modo, destaca o médico, existem alguns hábitos diários que permitem prevenir e/ou atenuar a condição. Ei-los:

1 – Seguir um plano alimentar equilibrado e que satisfaça as necessidades;

2 – Apostar em alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, como o salmão, os frutos secos;

3 – Deixar o cabelo secar naturalmente e dar-lhe mais liberdade, recorrendo a pranchas ou máquinas de styling apenas em dias especiais;

4 – Procurar junto do médico perceber se existe algum tipo de défice vitamínico;

5 – Procurar junto do médico a melhor forma de equilibrar as hormonas, algo que poderá ser alcançado com uma alimentação saudável, com um estilo de vida mais ativo e com a redução da ansiedade;

6 – Tentar baixar os níveis de stress;

7 – Estimular o couro cabeludo com massagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *