Cinco pessoas foram presas em operação que cumpriu mandados em MT e SP.

Avião com pasta base de cocaína, que caiu em Tangará da Serra (MT), foi apreendido pela Polícia Federal

A quadrilha envolvida em tráfico interestadual de cocaína, desmantelada pela Polícia Federal durante a operação Transbordo, deflagrada nesta quarta-feira (19), usava aviões, carros e caminhões para levar a droga até os centros distribuidores e consumidores – principalmente São Paulo e Goiás – alternando os modais de transporte para dificultar a ação da polícia.

Ao todo, cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão foram cumpridos em Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Rondonópolis (MT), São Carlos (SP), Pedreira (SP) e São José do Rio Preto (SP). Além disso, algumas pessoas investigadas na operação prestaram depoimento em Rondonópolis e Tangará da Serra, a 218 km e 242 km da capital.

Conforme a Polícia Federal, durante a fase de investigação, nove pessoas foram presas em flagrante por envolvimento com a organização criminosa. Ao todo, foram apreendidos 937 kg de pasta base de cocaína durante ações em Bálsamo (SP), Alto Garças (MT) e Tangará da Serra (MT).

Caminhão era usado para transportar droga para São Paulo e Goiás, segundo a PF (Foto: TVCA/Reprodução)
Além disso, também durante as investigações, foram apreendidos um avião bimotor (parcialmente destruído pelos próprios traficantes), um caminhão bitrem e três veículos utilitários – todos utilizados no transporte da droga ou que foram adquiridos com valores provenientes do tráfico.
Conforme a PF, o grupo era chefiado por dois falsos comerciantes que moravam em Várzea Grande. A quadrilha também integrada por pilotos de aviões, caminhoneiros, seguranças armados e “pisteiros” – nome dado aos homens contratados para fazer o transbordo da droga das aeronaves para camionetes e em seguida para caminhões, que partiam para fazer a distribuição da droga.

Abordagens

As investigações da Polícia Federal iniciaram em março deste ano, após a Polícia Militar de Alto Garças, a 366 km de Cuiabá, realizar uma abordagem e descobrir que traficantes estavam utilizando clandestinamente a pista de pouso de uma fazenda da região, pertencente a um grupo agroindustrial. Dias depois, 74 kg da droga movimentada pelo grupo foram interceptados pela PF em Bálsamo (SP).
Em abril, a PF monitorou integrantes da quadrilha e interceptou, em Alto Garças, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um lote de 443 quilos de cocaína que estava sendo transportado em meio à carga de grãos num caminhão bitrem, escoltado por um carro utilitário.

Carregamento de 400 kg de pasta base de cocaína, que estava em avião que fez pouso forçado, foi apreendido durante a investigação.

Horas depois da apreensão da carga, os chefes da organização criminosa mantiveram os planos de pousar um avião com a carga de cocaína em Tangará da Serra, resultando na prisão de mais cinco associados.

No dia seguinte à operação em Alto Garças, um avião bimotor pousou clandestinamente na pista de uma fazenda em Tangará da Serra, transportando 420 quilos de cocaína. A ação foi monitorada por policiais federais e militares e, durante a abordagem dos traficantes, após o pouso da aeronave, houve troca de tiros entre os seguranças armados da quadrilha e os policiais. Durante a ação, dois suspeitos foram baleados sem gravidade.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *