Lei Rouanet

Lei Rouanet: Projetos financiados são proibidos de usar linguagem neutra

O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula, compartilhou em sua rede social,  uma portaria no Diário Oficial da União, vetando o uso e apologia da “linguagem neutra” em projetos financiados pela Lei Rouanet.

Eis a declaração de secretário de Fomento e Incentivo à Cultura:

“Alinhado com o secretário Mario Frias, secretário de Cultura do governo Bolsonaro], baixei uma portaria proibindo o uso da linguagem neutra nos projetos financiados pela Lei Rouanet.

Leia mais:  Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

Entendemos que a linguagem neutra (que não é linguagem) está destruindo os materiais linguísticos necessários para a manutenção e difusão da cultura. É que submeter a língua a um processo artificialde modificação ideológica é um crime cultural de primeira grandeza.

O uso de signos ininteligíveis, cujo obj como linguagem, não é um produto social apto a produzir comunicação. Ele não surgiu no cotidiano de um povo, mas sim criada e integrada de forma alienígena, através de movimento político sectário.

Ela exclui a população, principalmente aqueles que são deficientes visuais e auditivos, os quais não podem contar com a tradução dos programas de computação, que permitem a acessibilidade, uma vez que os mesmos não são capazes de identificar o expediente da “linguagem” neutra.eto é mera bandeira ideológica, impede a fruição da cultura e seus produtos, pois interrompe o processo de comunicação da língua, contrariando os deveres constitucionais do art. 215 e 216.

Não se pode dizer que isso seja “forma de expressão de um povo”, pois não é expressão popular, nem dialeto, nem linguagem culturalmente hereditária, mas sim um objeto artificial, sem significado real, cujo uso é imposto por grupos políticos determinados.

Portanto, tal expediente, apesar de se vender.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI