Você nada, pedala, corre e… não EMAGRECE? Por que é tão difícil perder peso?

Quadro Eu Atleta no Bem Estar mostra atletas amadores que mesmo com rotina intensa de treinos continuam exibindo uma silhueta mais cheinha. Confira

perder peso

Correr, lutar, pedalar, treinar, nadar e não perder peso. Fazer tudo isso diariamente, por incrível que pareça, não garante a queima daqueles quilinhos a mais. Muitas pessoas se dedicam ao esporte, mas continuam exibindo uma silhueta mais cheinha. Por que será que isso acontece? No programa Bem Estar, o repórter Juliano Ceglia conversou com dois atletas gordinhos e um médico nutrólogo para falar sobre o assunto.

– Tem gente que acha que se malhar muito e comer pouco vai emagrecer, mas na verdade a maioria das pessoas não perde peso assim – disse o médico nutrólogo Bruno Menezes.

perder peso

Gordinhos, atletas amadores têm dificuldade para emagrecer mesmo com rotina de treinos

É o caso da advogada Bárbara Albuquerque, de 30 anos, que está sempre na academia.

– Eu malho de segunda a sábado, três horas por dia. Eu faço muay thai, jiu-jítsu, musculação e já fiz crossfit – contou.

As pessoas querem emagrecer para parecerem saudáveis. Mas o ideal é justamente o contrário. Quando você está saudável o emagrecimento vem em consequência. Para chegar neste resultado não basta treinar em excesso, seguir dietas restritivas ou tomar remédio. Vários fatores são determinantes e individuais para cada atleta.

Atletas profissionais como Walter, atacante do Atlético-GO, ou a líbero Suelen, do vôlei, são exemplos de atletas que praticam atividades de alta intensidade, mas não perdem medidas.

– O cérebro sabe que o corpo precisa de energia e a gordura é fonte disso. Desta forma, o corpo prefere manter a gordura mesmo com a pessoa malhando muito – afirmou o nutrólogo.

perder peso

José Carlos é triatleta e treina praticamente todos os dias (Foto: Arquivo pessoal)

Isso explica o que acontece com o analista de sistemas José Carlos, de 37 anos. Ele pratica triatlo, esporte que exige dedicação e treino pesado.

– Quando você começa a malhar mais, o seu corpo começa a usar mais nutrientes, desta forma aumenta a fome e, sem perceber, a pessoa começa a comer mais – disse Bruno Menezes.

Planejar a alimentação para comer de forma equilibrada é um dos fatores decisivos quando o assunto é atingir as metas. Mas é difícil manter a disciplina.

– Eu acabo bobeando na comida, pois gosto de comer pizza, beber cerveja e vinho no fim de semana – admitiu Zé.

– Eu sei que acabo errando na alimentação porque tenho muita fome na parte da noite. Acabo comendo carboidratos antes de dormir – contou Bárbara.

Mas nem tudo está perdido para esses atletas amadores. Mesmo cometendo excessos na alimentação, a recompensa por terem deixado o sedentarismo de lado vem com os resultados dos exames.

perder peso

Bárbara vai à academia seis vezes por semana (Foto: Reprodução TV Globo)

– Minhas taxas estão fantásticas – comemorou Zé.

– Meu exame de sague está todo certinho – acrescentou a advogada.

Leia também:

Cantora Ludmilla posta selfie de BIQUÍNI para mostrar resultado de dieta

Viu como o esforço dá resultado? Então, fica a dica: mantenha o equilíbrio com treinos orientados, alimentação planejada e o principal é pensar na saúde. Se tudo isso funcionar direitinho, vai ser difícil você não sair bem na foto.

Fonte: globoesporte