Estados Unidos

Ataque chocante em escola cristã levanta preocupações sobre a violência armada nas escolas dos Estados Unidos

Na última segunda-feira, 27, uma mulher de 28 anos armada com dois fuzis e uma pistola entrou em uma escola privada cristã em Nashville, nos Estados Unidos, e abriu fogo, matando pelo menos três menores de idade e três adultos. A atiradora era ex-aluna da escola e morreu no local após entrar em confronto com a polícia. O motivo do ataque ainda não foi esclarecido.

Veja também: Lauro de Freitas sem saneamento. “Investir 1 real poderia economizar 3 em saúde”

O tiroteio ocorreu no colégio The Covenant School, uma escola presbiteriana com cerca de 200 alunos entre a pré-escola e 11 anos de idade. Este é mais um dos inúmeros tiroteios em massa que têm acontecido nos Estados Unidos, um país que já sofreu diversos massacres em escolas. Desde o início deste ano, pelo menos 30 incidentes envolvendo armas de fogo foram registrados em escolas americanas, deixando ao menos 8 mortos e 23 feridos, de acordo com a organização Everytown for Gun Safety.

O ataque em Nashville é incomum, já que a maioria dos ataques em massa é realizada por homens. Segundo o Violence Project, que mantém uma base de dados sobre tiroteios que datam de 1966, em um conjunto de 172 ataques em massa, definidos como envolvendo quatro vítimas ou mais e coletados antes deste caso, apenas quatro agressores eram mulheres ou meninas.

O incidente durou cerca de 14 minutos e os policiais mataram a atiradora após receberem o chamado de emergência. As vítimas foram declaradas mortas em hospitais locais.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu novamente ao Congresso que aprove o projeto que proíbe fuzis na mão dos civis. No entanto, a aprovação da lei é difícil, já que o presidente passou a ter minoria no Congresso.

Este não é o primeiro ataque violento em Nashville na história recente. Em 2020, um homem-bomba detonou um veículo no centro histórico da cidade, ferindo 3 pessoas e forçando mais de 60 empresas a fecharem. Em 2018, um homem abriu fogo e matou quatro pessoas em uma Waffle House, e em 2017, um atirador mascarado matou uma pessoa e feriu outras sete em um ataque a uma igreja.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custam tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI