Lula exige novo avião com cama de casal gerando polêmicas e críticas
por Léo de Topó
Em uma atitude que está deixando o Brasil perplexo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, enviou um pedido ousado ao Ministério da Defesa: a troca do avião presidencial, o Airbus A319-ACJ, carinhosamente apelidado de “Aerolula”. O motivo alegado? Lula e sua esposa, a primeira-dama Janja da Silva, estão buscando um nível de conforto que beira o absurdo. Lula exige novo avião com cama
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Segundo informações divulgadas pelo Estadão, o ex-presidente não está satisfeito com a atual aeronave presidencial, e seu pedido inclui uma série de extravagâncias. Ele deseja que o novo avião conte com uma cama de casal, um banheiro com chuveiro, um gabinete de trabalho privativo, uma sala de reuniões e cerca de uma centena de poltronas semi-leito. Mas a cereja do bolo é, sem dúvida, a cama de casal, que levanta questões sobre a necessidade de um dormitório voador.
O Ministério da Defesa teria apresentado ao Palácio do Planalto um estudo feito pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra do “novo Aerolula”. Surpreendentemente, a opção mais barata pode custar a astronômica cifra de US$ 70 milhões a US$ 80 milhões, o equivalente a cerca de R$ 400 milhões. Essa quantia exorbitante levanta questionamentos sobre como o governo pode justificar uma despesa tão monumental em tempos de crise financeira.
A FAB, em sua busca por alternativas, encontrou uma aeronave usada, cujo proprietário anterior é mantido em sigilo, mas que, especula-se, seja um dirigente árabe. O modelo de avião em questão é popular entre príncipes e xeques árabes, o que, claro, só faz aumentar a extravagância da proposta.
Inicialmente, cogitou-se a possibilidade de reformar um dos dois A330-200 da FAB, mas essa opção revelou-se mais cara do que a compra de um avião usado. A conversão dessas aeronaves enfrentaria sérias dificuldades, incluindo a necessidade da Aeronáutica em usá-las para o reabastecimento em voo de seus caças, além do deslocamento rápido de pessoal e socorro médico.
Enquanto Lula insiste em seu pedido por uma nova aeronave, a oposição não poupou críticas, classificando a solicitação como “irresponsabilidade”. Em um momento em que o país enfrenta uma crise financeira, muitos se perguntam se essa extravagância é realmente justificável.
Vale ressaltar que o atual avião utilizado por Lula foi adquirido em 2004 por US$ 56,7 milhões, o que, ajustado pela inflação, equivale a cerca de US$ 91,7 milhões nos valores atuais. A aeronave já conta com uma configuração comercial que inclui 12 assentos semi-leitos e 114 da classe econômica. Além disso, o avião é dividido em três sessões, com uma área reservada ao presidente, incluindo uma suíte privativa. Tudo isso levanta a questão: será que essa gastança desenfreada é realmente necessária?
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