Jorge Portugal pede exoneração do cargo de Secretario de Cultura do Estado

Jorge Portugal pede exoneração… O governo do Estado confirmou nesta quinta-feira (28) que o secretário de Cultura, Jorge Portugal, encaminhou uma carta pedindo exoneração do cargo a Rui Costa, conforme antecipou a coluna Satélite, do CORREIO. O secretário alegou questões pessoais e profissionais. O nome do substituo de Portugal será anunciado nos próximos dias, segundo a Secretaria de Comunicação.

Em nota, a Secom diz que Portugal “deixa o governo com relevantes serviços prestados ao setor”.

A saída de Portugal era especulada desde o início do ano, quando Rui convidou o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira para assumir a Secult. Ferreira, contudo, desistiu do cargo após saber que não teria poder para nomear a equipe de dirigentes da pasta.

Nos últimos dias, Portugal entrou em rota de colisão com o governo ao criticar publicamente o baixo orçamento para a Cultura. Antes, o cantor e compositor havia revelado mal-estar com as nomeações de indicados políticos para cargos de comando na secretaria. A demissão da produtora Fernanda Tourinho da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) à revelia de Portugal também reacendeu as insatisfações.

Jorge Portugal pede exoneração
Leia também

Filho de vice- prefeita de 10 anos dirige veiculo e chama PMs de Pau no C*. Video

Biografia de Jorge Portugal

Letrista. Compositor. Poeta. Professor universitário. Formado em Letras. Professor de português em cursos pré-vestibulares e escolas. Lançou o livro “Redação é assim”, adotado por cursos pré-vestibulares de Salvador. Apresentador de programas educativos ligados à língua portuguesa, em rádios e TV de Salvador.

Conseguiu projeção nacional em 1980 quando seu parceiro Raimundo Sodré participou do “Festival da Nova MPB 80”, da Rede Globo, classificando “A massa”, parceria de ambos. A música foi incluída no disco do festival ainda naquele ano.

Nesse mesmo ano, Raimundo Sodré lançou o LP “A massa”, pela gravadora Polydor, no qual incluiu “A Massa”, “Menino triste”, “Vá pra casa esse menino, viu?”, “Coió de Anália” e “Resistência”, todas, parcerias de Jorge Portugal e Raimundo Sodré.

Ainda nesse disco Raimundo Sodré incluiu “Baião pisado” e “Brasileira, profissão sonhar”, ambas de autoria de Roberto Mendes, Raimundo Sodré e Jorge Portugal…