"gato" de água em Lauro de Freitas

Imóvel com “gato” de água em Lauro de Freitas

Um imóvel composto por um mercado e quatro apartamentos foi flagrado nesta quarta-feira, 9, com desvios de água da rede distribuidora Embasa, na rua Deputado Luiz Braga, no bairro Cassange, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Miau: “gato” de água em Lauro de Freitas

Leia mais: TRE convoca eleitores de Lauro de Freitas para recadastramento biométrico

Segundo a Embasa, a descoberta ocorreu mediante uma fiscalização de fraudes relacionadas ao consumo de água. A ação foi feita com apoio da Polícia Civil e Militar, além do Departamento de Polícia Técnica. Uma denúncia anônima levou os agentes até o local.

As ligações de água presentes no edifício possuem como responsável o mesmo titular e foram cortadas devido a falta de pagamento, a dívida atualmente é superior a R$ 30 mil. Para identificar o “gato”, foi necessário escavar a frente e lateral do imóvel.

O responsável pelo prédio será convocado à 12ª Delegacia de Polícia, localizada em Itapuã, onde deverá prestar esclarecimentos.

Fazer “gato” na rede de água é crime e dá cadeia! Denuncie e evite prejuízos

A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. O valor individual de cada multa pode chegar a R$ 157, acrescido de outras penalidades

Ações fraudulentas envolvendo a utilização da água canalizada e tratada pela Embasa são responsáveis pelo desvio indevido de cerca de dois bilhões de litros de água por mês, em Salvador e Região Metropolitana.

Além das perdas físicas e financeiras e do risco de contaminações na rede distribuidora, o furto de água prejudica o abastecimento de quem paga em dia a conta. A população pode fazer denúncias através do 0800 0555 195 ou pela Central de Serviços Web no site www.embasa.ba.gov.br.

O denunciante não precisa se identificar e a ligação é gratuita. O prejuízo à coletividade é incontestável: quem furta água não se preocupa com o desperdício, podendo prejudicar o abastecimento das casas vizinhas e até prejudicar a estrutura da rede pública de abastecimento pelo manuseio indevido.