IBOPE

Essa matéria é para você que acredita em IBOPE!

Muitas pessoas ainda acreditam que a pesquisa IBOPE daria uma pequena margem de erros de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais: Anitta perde 500 mil seguidores após #EleNão contra Bolsonaro

Em uma eleição para o governo de São Paulo, o IBOPE divulgou uma nota em que Russomanno, candidato a eleição para a maior cidade do Brasil, ganharia para os demais candidatos. Porém, o resultado foi muito, mais muito diferente no dia da votação. Confira:

Russomanno tem 30%, Marta, 20%, e Doria, 17%, diz pesquisa Ibope

Haddad tem 9%; Erundina, 5%; Olimpio, Bico e Fidelix, 1%.
Instituto ouviu 1.001 eleitores entre 10 e 13 de setembro.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (14) de setembro de 2016 em que apontava os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de São Paulo:

– Celso Russomanno (PRB) – 30%
– Marta (PMDB) – 20%
– João Doria (PSDB) – 17%
– Fernando Haddad (PT) – 9%
– Luiza Erundina (PSOL) – 5%
– Major Olimpio (SD) – 1%
– João Bico (PSDC) – 1%
– Levy Fidelix (PRTB) – 1%
– Altino (PSTU) – 0%
– Ricardo Young (REDE) – 0%
– Henrique Áreas (PCO) – 0%
– Branco/nulo – 13%
– Não sabe/não respondeu – 3%

Segundo o Ibope, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, Marta e Doria estão em situação de empate técnico.

Em relação ao levantamento anterior, realizado pelo instituto, entre os dias 19 e 22 de agosto, tiveram variação positiva: Doria (+8 pontos) e Marta (+3); tiveram variação negativa: Erundina (-4), Russomanno (-3), Olímpio (-1), Altino (-1) e Young (-1); Haddad, Bico, Fidelix e Áreas ficaram estáveis.

No levantamento anterior, Russomanno tinha 33%; seguido por Marta (17%), Haddad (9%), Erundina (9%), Doria (9%), Olímpio (2%), Altino (1%), Bico (1%), Fidelix (1%), Young (1%); Áreas não tinha pontuado. Brancos e nulos eram 13% e indecisos somavam 4%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e o jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores da capital entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo SP-01493/2016.

Resultado: Dória venceu as eleições com largos 53,29% dos votos. Muito votos de diferença do primeiro candidato citado na pesquisa.

Dá pra confiar?