A Campanha Novembro Azul foi idealizada para orientar a classe masculina sobre cuidar melhor da saúde

A Campanha Novembro Azul foi idealizada para orientar a classe masculina sobre cuidar melhor da saúde e a prevenção do câncer de próstata, que é diagnosticado com um simples exame de toque retal.

De acordo com especialistas, homens a partir dos 40 anos de idade já precisam ficar mais atentos, mesmo antes de aparecerem alguns sintomas mais ligados à doença, como aumento da frequência da urina, dificuldade para urinar, ou mesmo, observar se há presença de sangue nela. Como parte da prevenção, além da consulta e do exame clínico de toque retal, os homens precisam fazer ultrassom da próstata e exames de sangue. Em Lauro de Freitas um conceituado grupo de amigos (Grupo Café&Fofoca), formados por ambientalistas, advogado e empresários de Lauro de Freitas se reuniram em prol da campanha. A ideia é fomentar com a sociedade o fortalecimento da campanha na cidade.

(Reunião realizada na Atlântica Delicatessen)

O Consultor Ambiental Ronaldo Loxa salientou que a campanha é uma forma de conscientizar os homens a cuidarem de própria saúde, principalmente sobre a realização do exame.

(Ronaldo Loxa)

“Hoje em dia o câncer de próstata vem aumentando, e isso é uma realidade em nosso país, por isso, os homens devem acabar com a questão do preconceito e machismo. Precisam saber que a saúde e a vida, estão acima de tudo isso, pois é um mês importante para a nossa qualidade de vida”. Enfatizou Loxa.

O câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o câncer de pele. Atinge principalmente os homens com idade superior a 50 anos – e mais especificamente aqueles que já passaram dos 65 anos.

Geralmente, os sintomas desse câncer só se apresentam em estágio mais avançado, mas é possível ficar alerta quanto a certos indicadores:

  • Sensações de queimação ao urinar;
  • Dificuldades de urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia;
  • Dores lombares, nos joelhos e nos ossos;
  • Insuficiência renal;
  • Infecção generalizada.