Detran-BA torna opcional teste simulado e aula teórica exclusiva

Detran-BA torna opcional teste simulado e aula teórica exclusiva

Detran-BA torna opcional teste simulado e aula teórica exclusiva

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) tornou facultativas a realização de aula teórica exclusiva e a aplicação de um teste simulado. Os dois itens se tornaram obrigatórios em 2012 e eram requisitos para a obtenção da permissão para dirigir. Detran-BA torna opcional teste simulado e aula teórica exclusiva

Leia mais: Mãe e padrasto deixam homem estuprar filha menor para não pagarem o aluguel 

Na portaria publicada neste sábado (12), o órgão estadual explica que a decisão ocorre após recomendação expedida em 2018 pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
Com a mudança, o teste simulado poderá ser feito pelos centros de formação de condutores, terá resultado enviado para o sistema do Detran, mas “apenas como amostra” e “não terá caráter avaliativo para o candidato”, bem como não servirá de base para a mensuração dos índices de aprovação na verificação da eficiência da autoescola responsável pelo curso.
O teste simulado tinha como objetivo, segundo a portaria de 2012, permitir à autoescola avaliar o desempenho do seu aluno no curso teórico, “de tal forma que se reprovado no teste simulado homologado, este candidato poderá melhor se preparar a fim de apresentar melhores condiçõe para a realização do exame teórico oficial aplicado no Detran”.
O exame teórico oficial do Detran.permanece obrigatório.
Fonte: Bocão News
Aulas teóricas

As aulas acontecem em um CFC de sua escolha. Ali, você marcará os horários mais adequados para você: são 45 horas que podem ser distribuídas ao longo da semana (no período da manhã, tarde ou noite) e até aos sábados. Se conseguir, marque todas de uma vez – assim você consegue o certificado o quanto antes e pode seguir com os outros passos do processo.

As aulas abordam os seguintes temas: direção defensiva, legislação, primeiros-socorros, mecânica e meio-ambiente. Cada autoescola tem o seu esquema de funcionamento das aulas, mas todas oferecem o mesmo conteúdo – que vai ser cobrado na prova teórica. Anote esta dica: você vai precisar registrar a sua presença em cada aula pela biometria e o sistema não aceita atrasos muito grandes, então esteja sempre na hora!

Compartilhe