Copa América

Copa América será realizada no Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, informou por meio de seu perfil no Twitter que a Copa América está confirmada para ser realizada no Brasil. A Conmebol já havia feito o comunicado na última segunda-feira (31), mas o governo brasileiro só confirmou a informação nesta terça (1).

As datas de início e final do torneio não sofreram alteração, com data de abertura para o dia 12 de junho e encerramento no dia 12 de julho. Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá e Goiânia receberão as partidas da competição.

Na última segunda (31), em coletiva no Planalto, o ministro havia informado que “não estava nada certo” sobre a realização da competição no país. Ramos comentou que a situação da pandemia no Brasil é “difícil” e ressaltou algumas condições para que o país seja sede, como a ausência de público nos jogos, máximo de dez seleções e até 65 pessoas por delegação.

O Brasil, representado pela Seleção Brasileira de Futebol, participou de 36 edições (até 2019) da Copa América, sediando o torneio por cinco vezes, e tendo obtido 9 conquistas e por 11 vezes o vice-campeonato.

CONMEBOL Copa América (CONMEBOL America Cup), conhecida até 1975 como Campeonato Sul-Americano de Futebol ( Campeonato Sudamericano de Fútbol em espanhol e Copa Sul-Americana de Futebol em português), [1] é o principal torneio de futebol masculino disputado entre seleções nacionais de CONMEBOL . É a competição internacional de futebol mais antiga ainda em andamento, bem como a terceira mais assistida do mundo. [2] A competição determina os campeões da América do Sul . [2] [3] [4] Desde a década de 1990, as equipes deA América do Norte e a Ásia também foram convidadas a participar.

Desde 1993, o torneio geralmente contou com 12 equipes – todas as 10 equipes da CONMEBOL e duas equipes adicionais de outras confederações. O México participou de todos os torneios entre 1993 e 2016, com um time adicional retirado da CONCACAF , exceto em 1999 , quando o time da AFC Japão preencheu a lista de 12 times, e 2019 , que contou com Japão e Catar . A versão 2016 do evento, a Copa América Centenário , contou com dezesseis seleções, sendo seis da CONCACAF além das dez da CONMEBOL. [5] Os dois vice-campeões do México são os mais altos de um lado não pertencente à CONMEBOL.

Oito das dez seleções da CONMEBOL venceram o torneio pelo menos uma vez em suas 46 encenações desde a inauguração do evento em 1916, com apenas Equador e Venezuela ainda sem vencer. O Uruguai tem o maior campeonato na história do torneio, com 15 taças, seguido pela Argentina com 14 taças; enquanto o atual campeão, o Brasil , tem nove taças. A Argentina, que sediou a edição inaugural em 1916, foi a anfitriã do torneio mais vezes (nove). Os Estados Unidos são o único país não pertencente à CONMEBOL a sediar, tendo sediado o evento em 2016. Em três ocasiões (em 1975, 1979 e 1983), o torneio foi realizado em vários países sul-americanos.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI