Conheça a historia do bairro mais populoso de L. de Freitas; a “ITINGA” e o Largo do Caranguejo

Conheça a historia do bairro mais populoso de L. de Freitas… A Itinga já foi conhecida como “Terra de índio sem Cacique”, pelo grande índice de violência. Sempre nas segundas-feiras nas capas dos jornais estava em destaque o bairro mais populoso de Lauro de Freitas, mas não com matérias bonitas e sim estampando a criminalidade e os homicídios que ocorriam.

Mas vamos pular esta parte que se refere à violência e vamos focar um pouco na história e na cultura do povo deste bairro que tem uma particularidade.

A Itinga é um bairro formado praticamente por famílias que vieram da Pituba, Nordeste de Amaralina e Rio Vermelho, dentre outras localidades mais com menor expressão.

Pessoas que em sua formação profissional traziam a cultura popular enraizada em seus corações, por serem pescadores, artesões, feirantes, carpinteiros e outros que escolheram o município de Lauro de Freitas, precisamente o bairro de Itinga para criarem os seus filhos.

Dentre muitos destes personagens anônimos e populares faço destaque ao saudoso Antônio Caranguejo, que com o seu velho balaio cheio de caranguejo, naquela velha esquina de barro, vendeu o seu produto e sustentou toda a sua família.

Homem de poucas palavras mais de grande personalidade, caracterizou aquele velho largo, denominando não por sua vontade, mas pela manifestação popular de Largo do Caranguejo, pois naquela região, Antônio Caranguejo, todos os sábados vendia o seu produto abençoado por Deus e produzido pela Natureza.

A sua participação cultural destacou-se no último dia da Lavagem criada pela sua filha Tânia e seu amigo pai Cesar, em que pegou o seu balaio e soltou na praça os caranguejos caracterizando e afirmando aquilo que o povo já havia batizado como Largo ou Praça do Caranguejo.

“A voz do Povo é a voz de Deus” já afirmaram isso, e digo mais, a democracia é a prova do respeito à sociedade, da condição máxima de dizer “eu tenho voz”, vamos respeitar aquilo que o povo já caracterizou como, Praça do Caranguejo, como também a Praça de Zé Ramos, Praça da Matriz e outras

Não vamos perder a nossa identidade

LARGO DO CARANGUEJO JÁ É OFICIAL DE ACORDO O A LEI ABAIXO DESCRITA:

Lei 1.116/05

Denomina oficialmente como Largo do Caranguejo a Praça localizada na junção entre a Avenida Fortaleza e a Rua São Cristóvão, no Bairro de Itinga, na forma que indica e da outras providências.

Por Fabiano Bluz