Brasileiros vão à Argentina, cruzam fronteira para abastecer o carro por menos da metade do preço.

Em meio ao aumento nos preços dos combustíveis no país, brasileiros aderiram ao movimento de cruzar a fronteira com a Argentina para encher o tanque. Em Porto Iguaçu, cidade vizinha a Foz do Iguaçu (PR), é possível ver extensas filas em postos e já falta de gasolina em algumas bombas. Brasileiros vão à Argentina comprar gasolina.

Leia mais:  Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

A possibilidade de greve dos caminhoneiros aumentou ainda mais a corrida pelos baixos preços argentinos, especialmente devido ao medo de desabastecimento no Brasil. O grupo prometeu uma paralisação a partir desta segunda-feira, 1º.

A média de preço da gasolina é de R$ 6,50 o litro no Brasil, enquanto na Argentina o derivado de petróleo sai por R$ 3,10. Essa diferença de mais de 50% tem atraído motoristas de aplicativos, taxistas e até quem não usa o carro para trabalhar.

Na última semana, cerca de 90% dos clientes de um posto Porto Iguaçu foram brasileiros, disse o gerente da empresa a uma afiliada da Rede Globo no Paraná. O aumento da procura levou algumas bombas ao desabastecimento.

Motivo da diferença

O que explica a grande discrepância entre os dois países é a política de preços adotada pela Petrobras. Para definir quanto vai cobrar, a estatal considera o preço do dólar e a cotação do barril de petróleo no mercado internacional. Adotada em 2016, a regra já faz a gasolina acumular alta de mais de 70% só em 2021.

Brasileiros vão à Argentina

Mesmo com os sucessivos aumentos, incluindo o último anunciado na terça-feira passada, 26, o presidente da Petrobras afirmou que irá manter a política de preços.

Os ministros Bento Albuquerque, de Minas e Energia,  Paulo Guedes, da Economia, e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, se reuniram com o presidente para esclarecer a política de preços de combustíveis. De acordo com o ministro Albuquerque, desde 2002 o preço do mercado de combustíveis é livre e a Petrobras é quem decide sobre esses reajustes.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI