Um ser humano saudável

Um ser humano saudável deve peidar muito

Um humano saudável deve peidar cerca de 14 a 23 vezes por dia. Muita gente com má alimentação liberta flatulências de proporções catastróficas.

Veja também: Homem é preso em flagrante estuprando cachorro! 

Em alguns casos, essas pessoas mudam para um estilo de vida mais saudável, incluindo frutas e verduras mas continuam com muitos gases.

Todos nós sabemos bem que muito desse “ar” acontece com bastante intensidade quando ingerimos alimentos nutritivos e fibrosos como repolho, feijão, lentilha, couve ou brócolos. Observando isso, os pesquisadores descobriram que esses alimentos aumentam os níveis de bactérias intestinais benéficas depois de apenas alguns dias de consumo.

Então, se a pessoa “liberta” é um sinal que as suas bactérias do intestino estão ocupadas tentando mantê-la saudável: “Comer alimentos que causam gases é a única maneira de os micróbios no intestino obterem nutrientes. Um indivíduo saudável pode ter até 18 flatulências por dia e ser perfeitamente normal”, disse a especialista.

Segundo Purna Kashyap, quando as bactérias decompõe a comida, criando o gás, elas também produzem as moléculas que turbinam o sistema imunológico, protegendo o revestimento do intestino e prevenindo infecções.

E quanto mais fibra comeres para alimentar esses simpáticos habitantes do teu intestino, mais tipos de boas espécies aparecem. Tudo isso tem ainda um ótimo e bem mais agradável efeito: uma ajuda no emagrecimento.

Alterações no odor

De acordo com a especialista Kashyap, os gases libertados pelas colónias da microbiota são inodoros. “É simplesmente o dióxido de carbono, hidrogénio ou metano. Mas às vezes um pouco de enxofre aparece lá. É quando ele fica malcheiroso”.

Por exemplo, os brócolos e os repolhos contêm um composto de enxofre chamado sulforafano, que está fortemente associado com um risco reduzido de cancro. Outro possível benefício desse componente que gera odor intenso pode reduzir o volume total de ar no intestino.

“Se o gás e inchaço começam a interferir com a sua qualidade de vida, é melhor consultar um médico. Mas não culpe imediatamente a sua dieta”, afirma a especialista.

De acordo com a médica, em muitos casos, as pessoas que se queixam de muitos gases, não geram mais do que as outras. Elas apenas percebem a passagem de forma mais intensa.

Para a especialista, as fibras geram mais gases, mas não é indicado eliminá-las da dieta, pois elas são importantes para manter as bactérias benéficas do intestino. Por isso, quando aquela flatulência surgir após um prato de feijão com repolho, leve esse sinal como um agradecimento de seu microbiota.