Bêbados

Explorando os “tipos de bêbados”: O que seu comportamento etílico revela sobre você?

Você provavelmente já se deparou com diferentes tipos de bêbados em sua vida, aqueles que se transformam após consumir álcool, seja para melhor ou pior. Agora, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Missouri-Columbia identificou quatro tipos principais de bêbados com base em como as pessoas lidam com o álcool em ambientes sociais. Descubra qual é o seu tipo e como o álcool pode afetar sua personalidade.

Veja também: Concurso Público em Lauro de Freitas para a Secretaria de Saúde: Inscrições Abertas

O Estudo

O estudo, publicado na revista “Addiction Research and Theory,” recrutou 187 estudantes universitários para entender como o álcool influencia a personalidade. Os participantes contaram com a ajuda de um “companheiro de bebida,” alguém que os conhecia tanto sóbrios quanto bêbados, para preencher questionários avaliando o consumo de álcool, as consequências relacionadas a ele e as características de personalidade sob efeito do álcool. Os pesquisadores identificaram quatro tipos principais de bêbados, cada um com suas próprias características distintas:

1. Hemingway

Esse é o tipo de bêbado que se assemelha ao famoso autor Ernest Hemingway. Os membros desse grupo relataram apenas ligeiras alterações de personalidade quando bêbados. Sua consciência e intelecto permaneceram relativamente intactos, o que significa que eles mantêm sua capacidade de estar preparados, organizados e rápidos, bem como de compreender ideias abstratas e serem imaginativos. Surpreendentemente, este foi o maior grupo no estudo, indicando que a maioria das pessoas não sofre mudanças drásticas de caráter ou consequências relacionadas ao álcool.

2. Mary Poppins

Assim como a amada babá Mary Poppins, esse grupo é composto por pessoas que são particularmente agradáveis quando sóbrias, ou seja, são mais amigáveis e cooperativas. Quando bêbados, os membros desse grupo apresentaram menos diminuição na consciência e no intelecto do que outros, além de se tornarem mais extrovertidos. Em resumo, os “bebedores de Mary Poppins” são doces e responsáveis, experimentando menos problemas relacionados ao álcool em comparação com outros tipos de bêbados.

3. Sr. Hyde (O Médico e o Monstro)

Esse grupo experimenta a transformação mais negativa quando estão bêbados. Os membros relataram diminuições significativas na consciência e no intelecto, bem como um aumento pequeno na extroversão em comparação com os outros grupos. Além disso, são mais propensos a sofrer consequências prejudiciais por beber, como desmaios ou comportamento que leva a serem presos. Esses bêbados podem se tornar menos responsáveis, menos intelectuais e mais hostis quando sob a influência do álcool.

4. O Professor Aloprado

Este grupo, nomeado em homenagem ao personagem interpretado por Eddie Murphy, é composto por pessoas introvertidas quando sóbrias, mas que se tornam mais extrovertidas quando bêbadas. Eles também experimentam uma diminuição na consciência. No entanto, esses bêbados mantêm uma faixa de tomada de decisão saudável, evitando desmaios e mensagens de texto bêbadas para ex-parceiros. São os amigos tímidos que se transformam em festeiros depois de alguns drinks.

Conhecer seu tipo de bêbado pode ser útil para tomar decisões mais conscientes sobre o consumo de álcool em situações sociais. Independentemente do seu tipo, lembre-se da importância de beber com responsabilidade e manter o equilíbrio entre diversão e segurança.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI