Lauro de Freitas

Devoção que atravessa gerações: evento com mais de 100 anos acontece neste domingo, 22 de outubro

por Léo de Topó 

A cidade costeira de Lauro de Freitas, na Bahia, está prestes a celebrar uma tradição que atravessa mais de um século, unindo fé, cultura e devoção à São Francisco de Assis. A Festa das Marisqueiras e Pescadores da Colônia de Buraquinho é um evento marcante que se realiza anualmente, reunindo milhares de devotos, locais e turistas, em homenagem ao padroeiro dos animais e do meio ambiente. Este ano, a festa acontecerá no próximo domingo, dia 22 de outubro.

Veja também: Concurso Público em Lauro de Freitas para a Secretaria de Saúde: Inscrições Abertas

A Colônia de Pescadores de Buraquinho, localizada em Lauro de Freitas, é conhecida por sua forte tradição na pesca e mariscagem, bem como pela devoção a São Francisco de Assis. A festa, que remonta a mais de 100 anos, é um testemunho da profunda ligação entre os moradores locais e suas atividades no mar, celebrando o padroeiro que cuida dos pescadores e dos animais.

O evento reúne pescadores e marisqueiras de todas as idades, que participam de uma série de atividades festivas e religiosas. Durante a manhã, uma procissão marítima leva a imagem de São Francisco em um cortejo de barcos coloridos, acompanhado por cânticos e orações. É um momento emocionante que simboliza a proteção do santo sobre os pescadores e suas embarcações.

Neste ano, a Festa das Marisqueiras e Pescadores da Colônia de Buraquinho promete ser ainda mais especial, marcando a continuidade de uma tradição que sobreviveu ao longo de gerações. Os organizadores estão ansiosos para receber visitantes de toda a região e celebrar a devoção a São Francisco de Assis, que desempenha um papel fundamental na vida dos pescadores e marisqueiras de Lauro de Freitas.

A festa é um evento que une as pessoas em torno da fé, da cultura e da devoção a São Francisco de Assis, reforçando os laços comunitários e preservando uma tradição que resiste ao teste do tempo. A Colônia de Pescadores de Buraquinho convida a todos a se juntarem a eles neste domingo, 22 de outubro, para vivenciar essa celebração única e emocionante que encapsula a essência da cidade costeira de Lauro de Freitas.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.