O secretário municipal de saúde Dr. Erasmo Moura visitou nesta sexta-feira (2) a Policlínica Regional em Jequié. A Policlínica oferece diferentes especialidades médicas e exames de alta complexidade, a unidade de saúde atende aos moradores de 27 municípios que integram o consórcio responsável pela sua gestão.  As policlínicas regionais são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas não serão atendidas urgências e emergências e nem qualquer tipo de demanda espontânea. O Governo do Estado investe na construção e aquisições de equipamentos e micro-ônibus, que no caso específico de Jequié foram R$ 22 milhões. Além disso, o Estado é responsável pelo custeio de 40% do gasto mensal e os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados de acordo com o número de habitantes. O secretário conheceu os principais setores e também funcionamento da clínica responsável por atendimentos ambulatoriais. Segundo o secretario de saúde essa foi uma a visita técnica.

“Essa visita nos possibilitou  observar  a  rotina e o  fluxo  de atendimento da Policlínica, más nosso principal objetivo foi verificar de perto como funciona o serviço de pé diabético, que será implantado em Lauro de Freitas com o apoio da secretaria estadual de saúde, beneficiando os munícipes usuários do sistema único de saúde que tenham a necessidade desses serviços”. Destacou Dr. Erasmo.

O secretario de saúde explicou do que se trata o “pé diabético”.

” O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação”.