Praça João Tiago dos Santos recebe multidão para celebrar o São João de Lauro de Freitas com forró, quadrilhas e comidas típicas
por Léo de Topó
A primeira noite do São João de Lauro de Freitas foi um verdadeiro sucesso, atraindo um público numeroso. A praça João Tiago dos Santos, localizada no centro de Lauro de Freitas, foi tomada por uma multidão nesta quinta-feira (22), ansiosa por aproveitar o autêntico forró pé de serra, apresentações de quadrilhas juninas e o encanto das barracas que ofereciam uma variedade de comidas e bebidas típicas.
Veja também: Contraceptivos de longa duração levam mulheres a buscarem proteção mais eficiente
Famílias inteiras se reuniram na Praça, que ganhou o nome de Arena Domingos Balaieiro durante as festividades de São João. Crianças, jovens e idosos preencheram o local, trazendo alegria e devoção para a celebração. Enquanto os mais jovens se empolgavam com a dança do arrasta pé, pessoas como dona Clarinda de Jesus, de 82 anos, encontravam um significado religioso mais profundo na festa. “São João batizou Jesus, ele anunciou o Salvador”, conta a aposentada, que é devota do santo batizador.
Outra presença marcante foi a de dona Antônia Luz, de 82 anos, que não perde a festa e aproveitou sentada para admirar tudo ao seu redor, acompanhada por suas três filhas. “Nascemos e fomos criadas aqui, então comemorar São João em nossa terra tem um sabor especial de família e uma conexão única”, conta Lila Luz, filha de dona Antônia.
A prefeita Moema Gramacho expressou sua satisfação com a festa e suas expectativas para os próximos dias de comemoração, que incluem novas apresentações na sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25). “Estou feliz em ver essa festa acontecer de forma pacífica. Teremos 50 bandas ao longo desses quatro dias, com uma programação de artistas maravilhosa”, disse.
A primeira noite do evento contou com uma variedade de atrações típicas dos festejos juninos, começando com o sanfoneiro Júlio César, que entoou uma seleção de clássicos do forró para abrir o espetáculo. Em seguida, a praça foi tomada pela energia contagiante da Quadrilha Impactus, que, com suas roupas coloridas, trouxe todo o brilho e tradição dessa dança coletiva. O coreógrafo Jackson Felix destacou: “Este ano, abordamos o tema ‘Compadrio’ e estamos resgatando essa cultura que ficou paralisada devido à pandemia. A sensação é de pura felicidade”.
Grandes nomes da música também subiram ao palco principal nesta noite, como Cangaia de Jegue, Escandurras, Legião Forrozeira, Del Feliz, Pé de Barro, Filomena Bagaceira, Tenison Del Rey, Guto Cabaré e Priscila Sena. “A festa está incrível, a praça está deslumbrante e é sempre bom voltar aqui”, destacou Escandurras, um dos artistas mais esperados pelo público.
A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas compareçam à Arena Domingos Balaieiro a cada noite de festa. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, André Pereira, a movimentação na cidade devido aos festejos juninos já pode ser sentida no comércio e na rede hoteleira, que registra uma ocupação de mais de 95% das vagas disponíveis. “Este primeiro dia superou minhas expectativas, já que hoje é quinta-feira e muitas pessoas estavam trabalhando, mas o público compareceu, assim como acontece com o comércio e outros setores da economia”, completou Pereira.
Um minuto, por favor…
Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor CLICANDO AQUI.