Rui Costa

Em depoimento anexado no inquérito do STJ, governador da Bahia Rui Costa (PT), não esclareceu dúvidas sobre golpe de R$ 48 milhões dos respiradores.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), está sendo investigado no inquérito da Polícia Federal perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) por participação em uma das maiores fraudes registradas durante a pandemia de coronavírus. Ele foi presidente do Consórcio Nordeste, que reúne os nove governadores da região, e pagou 48 milhões de reais adiantados a uma microempresa importadora de produtos à base de cannabis, a Hempcare, na aquisição de 300 respiradores que poderiam ter economizado milhares de vidas durante a pandemia de Covid-19, mas não foram entregues. cânhamo Em inglês é maconha. atenção ele é cuidadoso.

A delegada federal Luciana Caires perguntou ao governador, segundo nota anexa ao inquérito do STJ, se não lhe chamou a atenção, quando assinou o contrato com a Hempcare, que a empresa contratada para fornecer ventiladores pulmonares fosse uma empresa especializada na venda de medicamentos. à base de maconha. “Não. Confesso que não, e havia representantes de produtos farmacêuticos lá. O nome dessa empresa estava lá e não fiquei impressionado, neste momento, com o nome, porque não tenho domínio completo da língua inglesa .Portanto, não domino”, explicou Rui Costa.

Outra questão do delegado a Rui Costa é que o pagamento à Hempcare foi feito antes da assinatura do contrato com a empresa. “Você estava ciente disso?” perguntou o delegado. “Não. Estou ciente disso agora”, disse Rui Costa. O delegado insistiu que o então secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, alvo da Operação da Polícia Federal, disse que Rui Costa acompanhava de perto essas questões. esse episódio. O pagamento deve ser feito antes da assinatura do contrato? Em hipótese alguma”, disse o governador.

Para cada pergunta do delegado, um pedido de desculpas. O delegado perguntou ao governador por que o contrato com a Hempcare não estava no Portal da Transparência do Estado, já que os contratos firmados após a empresa de produtos de maconha já estavam no mesmo Portal. “Você pode esclarecer por que esse contrato não foi publicado na época?”, perguntou o delegado. “Não sei. Não olho para o Portal todos os dias e não sei o que divulgam. Isso não é função do Governador”, respondeu Rui Costa.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI