Grupo é suspeito de ter movimentado US$ 5 bilhões no exterior

Agentes da Polícia Federal cumprem na manhã desta quarta-feira (26) 103 ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão, em uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro internacional, blindagem patrimonial e evasão de divisas em ao menos cinco países.

No ano passado, os agentes já haviam identificado que uma das empresas controlada pela quadrilha no exterior pode ter realizado movimentações que superam US$ 5 bilhões.

Mandados de busca e apreensão e também conduções coercitivas – quando o investigado é levado para depor – estão sendo executados no Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Segundo a Polícia Federal, existe suspeita de que o grupo criminoso realizava operações de câmbio sem autorização do Banco Central. As investigações também apontam para o disfarce de transações imobiliárias de alto valor e evasão de divisas.

Os alvos das investigações são, principalmente, empresários, que usavam postos de gasolina, agências de turismo e lotéricas como parte do negócio fraudulento.

Ainda segundo a PF, a organização conta ainda com o apoio de advogados, contadores, funcionários de cartórios e concessionárias de serviços públicos. Um servidor da própria Polícia Federal também é investigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *