Lauro de Freitas

Pegue a pipoca e prepare-se para um show de pré-candidatos em Lauro de Freitas, com promessas mirabolantes e reviravoltas políticas nesta eleição maluca!

A um ano e meio das eleições, o tabuleiro eleitoral em Lauro de Freitas está mais confuso do que a última temporada de uma série policial. Parece que situação e oposição estão jogando uma partida de esconde-esconde, mas ninguém consegue encontrar um nome decente para liderar o próximo pleito eleitoral.

Veja também: Motorista pede socorro após ter ficado com o “ânus” preso na marcha do carro! Veja:

A única coisa certa sobre as eleições de 2024 em Lauro de Freitas é que elas serão realizadas no dia 6 de outubro, no primeiro domingo do mês, mas encontrar um candidato de consenso está mais difícil do que achar um unicórnio no meio da cidade.

Ao todo, conseguimos descobrir 20 nomes que podem surgir no processo eleitoral do próximo ano, e olha que estamos considerando até a possibilidade de uma candidatura genuinamente Bolsonarista aparecer por lá, para deixar todos os outros candidatos de cabelo em pé.

Com tantos pré-candidatos, é possível que tenhamos uma batalha épica com pelo menos 3 forças políticas brigando pela cadeira de prefeito da cidade. Será um verdadeiro ringue político, com golpes baixos, promessas mirabolantes e debates mais acalorados do que uma partida de futebol.

Nas últimas eleições estaduais, enquanto o PT do presidente Lula recebeu uma quantidade de votos que até dá para encher um estádio, o Carlismo, liderado por ACM Neto, também teve uma votação expressiva na cidade. E, para completar, a ala bolsonarista também marcou presença nas urnas, mostrando que em Lauro de Freitas a política é tão imprevisível quanto um episódio de uma novela mexicana.

Falando em PT, temos o eterno candidato do partido, Lula Maciel, que já foi vereador na cidade e agora está na lista dos possíveis concorrentes. Ele é tão paciente que até abriu mão de sua candidatura em 2004 para a atual prefeita. Mas parece que ela tem outros preferidos, como Ailton Florêncio, seu secretário de administração, a eterna presidente da câmara de vereadores, Naide Brito, e sua secretária de gabinete, Ingrid Leila. Será que Lula Maciel terá que esperar mais uma década para ter sua chance?

E falando em espera, o atual vice-prefeito Vidigal Cafezeiro está de malas prontas para deixar seu partido e se filiar ao PT, se a prefeita seguir a mesma lógica que usou no passado. Parece que ele vai trocar o café pelo “cafezinho” político.

Já no Republicanos, o atual secretário de serviços públicos, Decinho, está esperando ser reconhecido pelos mais de 17 mil votos que teve na última eleição. Ele está mais ansioso do que uma criança na véspera de Natal esperando pela sua vez de brilhar nas próximas eleições.

O PP de João Leão também quer fazer bonito na cidade. Com três secretários na manga, eles estão se preparando para lançar dois deles como candidatos a prefeitos em 2024. O atual secretário de saúde, Augusto Cesar já colocou seu nome a disposição.

E ainda dentro da base governista, Moema pode contar com dois secretários: Alexandre Marques, que além de secretário de Meio Ambiente é o presidente estadual do Partido Patriota, e Antônio Rosalvo, que é secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano, Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo. Rosalvo está no PP, mas já está de olho em outros partidos, como se estivesse procurando um novo crush político. Quem sabe um match perfeito para as próximas eleições?

Mas não podemos esquecer do Carlismo de ACM Neto, que também está preparando seu exército de pré-candidatos. O progressista João Leão pode ser a “salvação” do grupo de oposição, mas ele já passou tanto tempo no governo que parece que agora é a vez de nomes mais jovens brilharem. Será que eles vão conseguir conquistar o público?

No campo dos Carlistas, o União Brasil está apostando em três nomes. O principal é Teobaldo Costa, dono do Atakarejo, que já teve uma quantidade considerável de votos nas últimas eleições. Eles também têm a vontade da ex-deputada Mirela Macedo, que está procurando um partido que a apoie e lhe dê uma chance legítima de participar das eleições. E surpreendentemente, o jovem vereador Sapucaia Júnior também pode entrar na briga, mostrando que a legenda está querendo renovar suas lideranças. Além disso, a Vereadora Débora Régis entra na arena política de Lauro de Freitas como uma competidora determinada, pronta para mostrar sua força e conquistar a prefeitura. Com seu nome agora na disputa, a batalha eleitoral ganha mais um personagem em meio ao já numeroso grupo de pré-candidatos.

O PSDB, sempre firme e forte, já garantiu a legenda a Matheus Reis, que já foi candidato a prefeito e vice-prefeito. Parece que eles estão apostando no talento de Reis para conquistar a prefeitura de Lauro de Freitas.

E não podemos esquecer dos bolsonaristas, que estão determinados a deixar sua marca na cidade. Leandro de Jesus, deputado estadual, já se colocou à disposição para brigar em nome de Bolsonaro. Ele está mais animado do que um fã em um show do seu ídolo. E o vereador Gabriel Bandarra também está na jogada, mas está encontrando resistência em encontrar um partido que apoie sua ascensão à cadeira de prefeito.

E, correndo por fora, temos o apresentador Uziel Bueno, que se diz amigo de todos e com um bom diálogo nos diversos campos políticos da cidade. Ele pediu para ter seu nome testado em pesquisas e, se pontuar acima dos dois dígitos, vai entrar nessa briga com todas as forças. Quem sabe ele vai conquistar a audiência eleitoral?

Enfim, as eleições em Lauro de Freitas prometem ser mais emocionantes do que um filme de ação. Com tantos pré-candidatos e disputas internas, só nos resta esperar para ver quem vai sobreviver ao jogo político e chegar à cadeira de prefeito (a). Que comece a corrida eleitoral!

Por: Paulo Maneira

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.

Sua generosidade será fundamental para apoiar nosso trabalho contínuo na produção de mais conteúdos relevantes e informativos.