Pai de santo

Pai de santo é preso por estupro de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro, abusando de sua posição religiosa.

por Léo de Topó 

Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Cristiano da Conceição, um pai de santo de 51 anos, acusado de estuprar duas crianças, uma de 13 e outra de 11 anos. O suspeito, que estava foragido desde o início de junho, foi encontrado pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, escondido em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Um mandado de prisão preventiva havia sido expedido contra ele pela 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente.

Sexo após os 50: urologista viraliza com as 7 dicas para aumentar o prazer nessa faixa etária

De acordo com a polícia, Cristiano usava sua posição de pai de santo para enganar e ameaçar suas vítimas. Segundo o depoimento de uma das vítimas, uma menina de 13 anos, o suspeito se aproximou dela em uma praça na Zona Oeste do Rio, em 19 de dezembro do ano passado. Ele a convidou para uma casa em Pedra de Guaratiba, alegando que lhe ofereceria assistência espiritual. Acompanhada de um amigo, a menina aceitou o convite, mas ao chegar ao local, foi violentada sexualmente na frente do outro adolescente de 14 anos. A vítima só foi encontrada pela mãe no dia seguinte, próximo a um shopping de Campo Grande.

As investigações revelaram ainda um segundo caso de estupro, envolvendo uma criança de 11 anos que fazia parte da família de Cristiano. Aproveitando-se da saída da mãe da menina, o pai de santo levou-a para seu quarto, onde abusou sexualmente dela. A jovem relatou em seu depoimento que o suspeito a ameaçou, dizendo que faria uma macumba para matar seus pais, caso ela contasse a alguém sobre o ocorrido.

Segundo a delegada Mônica Areal, titular da Deam de Nova Iguaçu, Cristiano usava sua posição religiosa para cometer os estupros:

“Ele se aproveitou do pretexto de fazer um trabalho espiritual e tirou a virgindade de uma das vítimas. A outra menina, de 11 anos, foi estuprada porque a família tinha total confiança nele, por ser o mentor religioso da família.”

As investigações tiveram início no ano passado, conduzidas pela delegacia de Campo Grande. Testemunhas afirmam que Cristiano era conhecido e respeitado por muitas pessoas na região. As famílias das vítimas relataram que o suspeito praticava abusos sexuais há anos.

A delegada Mônica Areal faz um apelo para que outras vítimas denunciem o agressor:

“As vítimas, se possível, devem denunciar. Com certeza existem outras. Pedimos, então, que você denuncie. Denuncie esse predador sexual. Só é possível a prisão de uma pessoa dessas com a sua denúncia, com a sua colaboração. Vamos proteger nossas meninas, nossos adolescentes, nossas crianças.”

Infelizmente, esse não é um caso isolado. Em janeiro deste ano, outro pai de santo, Adriano Fortunato Pereira, foi preso temporariamente sob suspeita de estuprar duas adolescentes, de 12 e 14 anos. O suspeito também atuava como pai de santo em um centro espírita no Jacarezinho, Zona Norte do Rio. Exames de corpo de delito comprovaram os abusos sofridos pelas jovens. Além disso, há pouco mais de dois anos, Mário Luiz da Silva, conhecido como Pai Mário, foi preso pelo mesmo crime. Ele era líder espiritual de um centro espírita em Senador Vasconcelos, Zona Oeste do Rio, e era suspeito de abusar sexualmente de pelo menos cinco mulheres, alegando que era uma “limpeza espiritual”.

Esses casos chocantes reforçam a importância de denunciar qualquer forma de violência sexual, principalmente quando envolve crianças e adolescentes. A sociedade precisa unir esforços para combater esses crimes e garantir a segurança e proteção das vítimas mais vulneráveis.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.