Delegado de Itaperucu

Fazendão do Bahia em Itinga, já tem pacientes 

O Hospital Fazendão, montado para dar apoio à rede de Saúde da Bahia durante o período de pandemia do coronavírus, recebeu os três primeiros pacientes.

O Centro de Trinamento Osório Vila Boas, que pertence ao Esporte Clube Bahia, tem 44 leitos clínicos prontos para receber pacientes de baixa complexidade, que não estejam contaminados pelo vírus.

A ocupação dos leitos está sendo feita por meio da Central Estadual de Regulação. A diretora do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (Cepred), Normélia Quinto, afirmou que os três pacientes que chegaram na sexta-feira (27), oriundos do hospital Octávio Mangabeira, estão estáveis.

“Hoje nós já estamos preparados para receber mais cinco pacientes que serão encaminhados pela gestão de leitos dos hospitais”, disse a diretora.

Segundo Normélia, que também dirige o Hospital Fazendão, a unidade conta com uma equipe de 130 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, seguranças e profissionais de higienização, setor administrativo, motorista de ambulância 24 horas, entre outros.

Além dos 44 leitos, conta também com uma sala de parada, completamente equipada para o caso de haver alguma emergência entre os pacientes internados no Fazendão.

Normélia destaca que o hospital Fazendão não atende ao público em geral, não é uma unidade de portas abertas. “Aqui é uma unidade de retaguarda para liberar leitos em outros hospitais para pacientes crônicos ponto os nossos pacientes são direcionados diretamente de hospitais”.