Bahia

Ondas de violência: Bahia registra alarmantes 32 chacinas em apenas 2023

por Léo de Topó 

A Bahia enfrenta uma escalada assustadora de violência, com a triste marca de 32 chacinas registradas somente no decorrer deste ano, de acordo com dados perturbadores fornecidos pelo Instituto Fogo Cruzado. Os números revelam uma tendência perturbadora, já que 11 dessas chacinas ocorreram nos meses de julho e agosto, representando um alarmante aumento de 34% em casos em apenas dois meses.

Veja também: Mãe mata, esquarteja filha de 9 anos e esconde corpo na geladeira

O cenário de horrores atinge proporções ainda mais devastadoras ao observar os números de vítimas. Nos últimos 58 dias, 46 pessoas tiveram suas vidas ceifadas em ataques brutais, elevando o número total de mortes em chacinas para 119. A situação é tão sombria que no relatório semestral do Fogo Cruzado, divulgado após o término de junho, já havia sido apontado o falecimento de 73 indivíduos em tais eventos. Agora, o país é confrontado com um aumento aterrador, que sublinha a crescente tragédia no município de Mata de São João.

A pequena cidade de Mata de São João, palco da recente chacina que deixou nove mortos, é apenas um reflexo de um problema maior que assola a Bahia. O município já experimentou 40 tiroteios neste ano, resultando em 33 mortos e 7 feridos. Esses números fizeram Mata de São João figurar como a terceira cidade mais violenta da Região Metropolitana de Salvador (RMS) no primeiro semestre do ano, ficando atrás apenas da capital, Salvador, e Camaçari.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) afirmou que, em comparação com o mesmo período em 2022, houve uma diminuição de 4,5% nas mortes violentas no estado. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a redução foi de 3,9%. A SSP também enfatizou que as forças de segurança efetuaram a prisão de mais de 10 mil indivíduos envolvidos em crimes, com uma média de 50 detenções por dia em 2023. Além disso, aproximadamente 3 mil armas de fogo foram apreendidas, incluindo 37 fuzis, ultrapassando os números de apreensões de todo o ano anterior.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.