Lauro de Freitas

Lauro de Freitas: Crime aconteceu nesta terça-feira (6), no bairro de Vida Nova.

Uma mulher foi morta nesta terça-feira (6), próximo a uma barraca de lanches, no bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. O corpo da vítima tinha perfurações.

MOVIMENTAÇÃO ATÍPICA: Soldados e tanques do Exército são flagrados em deslocamento por todo o país

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Ana Kelly Souza Nascimento, de 30 anos, e os ferimentos teriam sido provocados por uma arma branca. No entanto, não foi especificado qual objeto foi utilizado no crime.

A Polícia Militar também foi acionada para atender a ocorrência, por volta das 11h desta terça. A remoção do corpo foi realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). A autoria e motivação do crime são investigadas pela delegacia de Itinga.

Assaltos em restaurantes, entre outros estabelecimentos comerciais, inclusive com episódios de violência, roubo de veículos em plena luz do dia enquanto pais deixavam filhos nas escolas, sequestros de clientes chegando em farmácias, até em portarias condomínios, são algumas das ocorrências que tem assustado a comunidade de Lauro de Freitas. Nem as câmeras de segurança inibiram a ação de assaltantes que levaram aparelhos celulares de estudantes na porta de uma escola em Vilas do Atlântico.

Desde o início do ano, casos de violência, sobretudo assaltos e roubos, aumentaram a sensação de insegurança entre moradores e visitantes da cidade. Segundo o comandante da 52ª CIPM, major Everton Monteiro, não se trata de uma particularidade do município, visto que esses casos estão diretamente relacionados ao que ele chama de efeito pós pandemia. “Na verdade, foram noticiados, nos últimos meses, vários casos relacionados a assaltos e roubos em vários estados, ressaltando as grandes metrópoles e capitais brasileiras. São situações geradas após o Covid-19 que atingiu diretamente a população devido à crise socioeconômica que se instalou em todo mundo”.

Apesar dos recentes casos amplamente noticiados, Major Monteiro frisa que não se pode estabelecer uma relação de crescimento em comparação ao ano anterior, pois em 2021 ainda estávamos sobre as restrições impostas pela Covid-19, com grande parte da população cumprindo as medidas restritivas em suas residências.

Com visível crescimento nos últimos dois anos, Lauro de Freitas vem se destacando com a abertura de novos estabelecimentos comerciais, shoppings, restaurantes e também indústrias, atraindo novos moradores e empreendimentos residenciais, a exemplo das regiões de Buraquinho, Pitangueiras, Jambeiro, entre outras. Infelizmente, tal crescimento torna Lauro de Freitas também um alvo para assaltos, roubos e outros delitos.

Apesar do intenso trabalho da 52º CIPM no combate a esses delitos, ainda existe muita subnotificação, sobretudo nos casos de assaltos a ônibus, quando as vítimas não registram o boletim de ocorrência. “O registro de ocorrências ajuda muito a polícia a trabalhar as estatísticas e sinalizar os principais problemas enfrentados pela população, com informações necessárias para dinamizar o policiamento e identificar os principais problemas de segurança pública de cada local. Quando se deixa de registrar uma ocorrência, esses dados não chegam para a polícia”, ressalta o militar.

Para garantir a segurança da população, major Monteiro destaca que a PM atua prioritariamente com prevenção e ostensividade, realizando diversas ações e operações diuturnamente na cidade, como o Amanhecer Seguro (realizado nas primeiras horas da manhã), Lauro em Paz, Bairro Seguro (atuando diretamente em determinado bairro, reforçando o policiamento ordinário), além de operações com apoio do comando de policiamento regional da Região Metropolitana de Salvador.

E mais: foi elaborada pela 52ª CIPM uma cartilha com dicas de segurança importantes para a população, e constantemente são realizadas palestras para a comunidade, através das associações de bairros, escolas e comércio local.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custam tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI