Indonésia

Pedido de 12 anos de prisão para brasileira presa com drogas na Indonésia: O desespero da jovem e a luta pela justiça!

O caso da brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias, de 19 anos, presa por tráfico de drogas na Indonésia, ganha um novo capítulo. Após audiência de julgamento nesta terça-feira (23), o Ministério Público indonésio solicitou uma condenação de 12 anos de prisão para a jovem. Essa decisão exclui a possibilidade de prisão perpétua ou pena de morte, aliviando a preocupação da defesa e da família. No entanto, uma nova audiência para o recurso de defesa foi marcada para o dia 30 de maio, mantendo a expectativa em relação ao desfecho do caso.

Veja também: Pai mata filhas de 4 e 8 anos a facadas e coloca fogo no carro com elas dentro

Manuela, natural de Belém, capital do Pará, possuía também residência em Santa Catarina, onde sua mãe mora. Em 27 de janeiro de 2023, ela foi indiciada por tráfico de drogas após desembarcar em Bali, na Indonésia, portando quase 3kg de entorpecentes. A droga foi descoberta durante a passagem pelo Raio-X do aeroporto, um dos mais movimentados do país. Dentro de duas malas, a jovem carregava cinco pacotes de cocaína, enquanto em uma bolsa Louis Vuitton foram encontrados quatro comprimidos de clonazepam.

A defesa argumenta que Manuela foi utilizada como “mula do tráfico”, enganada por uma organização criminosa de Santa Catarina, que a atraiu com a promessa de férias e aulas de surfe no país asiático. Alega-se que ela não tinha conhecimento do conteúdo das malas e da gravidade da situação em que se encontrava.

É importante ressaltar que a Indonésia é um dos 33 países no mundo que aplicam a pena de morte para crimes relacionados às drogas. Em 2015, dois brasileiros foram condenados à pena capital, evidenciando a severidade da legislação local nesse aspecto. A próxima audiência de recurso representa uma nova oportunidade para a defesa apresentar argumentos que possam influenciar o desfecho do caso.

Nesse momento delicado, a família de Manuela e seus advogados seguem empenhados em buscar a justiça e o melhor desfecho possível para a situação, na esperança de que a jovem possa retornar ao Brasil em breve e reconstruir sua vida.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.

Sua generosidade será fundamental para apoiar nosso trabalho contínuo na produção de mais conteúdos relevantes e informativos.