Moraes Moreira, morreu aos 72 anos

Moraes Moreira morreu em casa na cidade do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 13/04, aos 72 anos. Foi um dos primeiros (1° de grande sucesso) e principais cantores de trio Elétrico da Bahia, além de excelente compositor. Moraes  nasceu  8 de julho de 1947 , em Ituaçu, na Bahia.

Veja também: Homem mata a namorada após ser contaminado por ela com coronavírus

O artista Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu, o “Portal da Chapada Diamantina”. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia. A notícia foi confirmada por Paulinho Boca, eterno companheiro de Moraes no lendário grupo Novos Baianos.

Moraes se mudou para Salvador onde conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock ’in roll. Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto “Novos Baianos”, onde ficou de 1969 a 1975. Juntamente com Luiz Galvão, foi compositor de quase todas as canções do Grupo. O álbum Acabou Chorare, lançado pela banda em 1972, foi considerado pela revista Roling Stones Brasil um dos 100 melhores da história da música brasileira divulgado em 2007.

Moraes Moreira possui 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes. Moraes se enquadra entre um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita. Em dezembro de 2015, o grupo Novos Baianos anunciou um retorno com a formação original.

“O Caminhão da Alegria” acabou virando música usada pelo Sport Club do Recife, na década de 1980, e é sempre tocada antes dos jogos do clube pernambucano na Ilha do Retiro.