Moema Gramacho

Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho destaca programas de acolhimento e baixo registro de pessoas em situação de rua

por Léo de Topó 

Durante a edição desta segunda-feira (5) do podcast Metropod, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), comentou sobre uma declaração que havia feito em uma entrevista à Rádio Metropole, em 2020, na qual afirmou que apenas oito pessoas estavam em situação de rua no município.

Coreia do Norte: bebê de 2 anos é condenado à prisão perpétua por pais serem pegos com Bíblia

Moema reiterou que o dado não é um equívoco e afirmou: “Se você me perguntar hoje, não deve ter nem esses oito. Assim que a gente detecta, a gente tira da rua e acolhe eles com bolsa aluguel […] Eu continuo mantendo isso. Nós temos 2,2 mil bolsas aluguel. Sabe o que é isso? Pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres que foram vítimas de violência, pessoas que estavam nas ruas, e assim que a gente localiza, já identifica a origem.”

A prefeita destacou a existência de programas de acolhimento e assistência aos mais vulneráveis, que contribuem para o baixo número de pessoas em situação de rua no município. Segundo ela, muitos indivíduos que são encontrados nas ruas de Lauro de Freitas não são originários da cidade, mas migram para lá por conta desses programas.

Moema explicou que o município possui uma grande quantidade de bolsas aluguel disponíveis para oferecer abrigo às pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas bolsas aluguel são destinadas a mulheres vítimas de violência, pessoas que estavam nas ruas e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim que identificadas, essas pessoas são retiradas das ruas e encaminhadas para esses abrigos.

Além disso, a prefeita ressaltou a existência de um espaço dedicado aos jovens dependentes químicos, que ainda não precisou ser utilizado. Ela afirmou que, embora alguns indivíduos optem por permanecer nas ruas, muitos deles possuem famílias e outros suportes, mas escolhem essa condição por vontade própria.

Moema Gramacho reforçou o compromisso da prefeitura em acolher e auxiliar aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e destacou a importância de programas como as bolsas aluguel para garantir que as pessoas tenham acesso a moradia digna e suporte necessário para reconstruir suas vidas.

A administração municipal de Lauro de Freitas tem buscado soluções efetivas para enfrentar a questão da população em situação de rua, oferecendo programas de assistência social, habitação e apoio emocional, com o objetivo de promover a inclusão e reintegração desses indivíduos à sociedade.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.