Lula

Comitiva de Lula em Portugal gera polêmica e críticas na imprensa e sociedade local.

Nesta segunda-feira (25), a visita oficial do presidente Lula a Lisboa tem sido marcada por uma manifestação de repúdio à sua presença em Portugal. A imprensa local tem criticado a primeira-dama Janja, apelidada jocosamente de “Esbanja”, após suas compras em lojas de grifes de luxo, e também a numerosa comitiva de mais de cinquenta pessoas que acompanha o presidente, sendo levadas a Portugal em duas aeronaves da FAB.

Veja também: Rede Makro encerra atividades no Brasil, deixa milhares de trabalhadores desempregados e causa impacto no setor econômico do país

De acordo com uma reportagem da SIC, principal canal de TV aberta do país, a comitiva brasileira ocupa um grande número de apartamentos e suítes do Hotel Tivoli, onde a diária custa entre 300 e 7 mil euros, e mobiliza 22 automóveis com motoristas para seu deslocamento. Além de inúmeros assessores, a comitiva é composta por oito ministros, quatro senadores, oito deputados federais, o secretário executivo do Ministério da Indústria e até o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A SIC informou que tanto o hotel quanto a comitiva do presidente brasileiro se recusaram a informar o número de suítes ocupadas pela comitiva e o custo total da hospedagem. Esse fato tem gerado polêmica e críticas na imprensa e na sociedade portuguesa, especialmente em um momento em que a economia mundial enfrenta dificuldades decorrentes da pandemia.

Lula e sua comitiva deixarão o país nesta terça-feira (25) logo após o término da sessão solene no parlamento em comemoração aos 49 anos da Revolução dos Cravos, que restaurou a democracia em Portugal. Entretanto, a Assembleia da República vetou um discurso que o presidente brasileiro pretendia fazer no evento, e ele terá que se contentar em usar a palavra em um evento paralelo, arranjado por políticos de esquerda ligados ao governo socialista.

Diversos partidos, como o social democrata PSD, a Iniciativa Liberal e o direitista Chega, se opuseram à permissão para que Lula fizesse seu discurso na sessão solene, e alguns deputados ameaçavam abandonar o recinto caso isso ocorresse. O fato evidencia a polarização e a controvérsia que cercam a figura do ex-presidente brasileiro, tanto no Brasil quanto em outros países.

Um minuto, por favor…

Agradecemos imensamente por ter chegado até aqui e por demonstrar interesse em combater a desinformação e as mentiras. Sabemos que isso demanda muito tempo e recursos financeiros, mas nós do DEOLHO News temos o compromisso diário de levar até você, leitor, conteúdos críticos, embasados em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que o jornalismo independente e responsável é fundamental para uma sociedade livre e democrática, e é por isso que pedimos o seu apoio. Se você também acredita em nosso trabalho, por favor, considere fazer uma doação para nos ajudar a continuar fornecendo informações de qualidade. Clique no link abaixo para fazer a sua doação agora mesmo. Agradecemos de coração.

Faça uma Doação CLICANDO AQUI