Lula

Taxa Selic elevada é necessária para manter a estabilidade econômica e controlar a inflação Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar as altas taxas de juros do Brasil, dizendo que é “impossível fazer investimentos” no país com a taxa Selic em 13,75% ao ano. Falando em um evento em Madri, na Espanha, o presidente brasileiro sugeriu que os empresários brasileiros busquem empréstimos mais baratos no exterior, inclusive da Espanha.

Veja também: Rede Makro encerra atividades no Brasil, deixa milhares de trabalhadores desempregados e causa impacto no setor econômico do país

Lula participava do Fórum Empresarial Brasil-Espanha, que reuniu lideranças dos dois países para discutir formas de aprofundar a cooperação econômica e comercial. O presidente disse que a atual estabilidade política e crescimento econômico no Brasil levariam a excelentes retornos para as empresas espanholas.

Lula enfatizou a importância de os setores público e privado trabalharem juntos para impulsionar o crescimento econômico. Ele disse que queria atrair capital produtivo espanhol para o Brasil e destacou medidas que poderiam tornar a economia brasileira mais competitiva. No entanto, ele também enfatizou que a competitividade não deve vir à custa dos salários dos trabalhadores, da segurança no emprego ou das políticas públicas.

O presidente brasileiro também expressou suas esperanças para a conclusão do acordo comercial Mercosul-União Europeia, que está em negociação há mais de 20 anos. Lula disse que o acordo deve ser “equilibrado” e contribuir para a reindustrialização do Brasil. Apelou também à Espanha para que desempenhe um papel construtivo nas conversações e ajude a concluir com êxito as negociações.

Apesar das críticas de Lula às altas taxas de juros do Brasil, alguns economistas argumentam que a taxa Selic é necessária para combater a inflação e manter a estabilidade macroeconômica. A inflação no Brasil tem aumentado nos últimos meses, impulsionada em parte pelo aumento dos preços dos alimentos e combustíveis, e o banco central vem aumentando gradualmente as taxas de juros em resposta. Em abril de 2023, a taxa Selic era de 14,25% ao ano.

Embora as altas taxas de juros possam dificultar o acesso das empresas ao crédito e ao investimento, elas também ajudam a atrair capital estrangeiro e a estabilizar a economia. O desafio para os formuladores de políticas é encontrar o equilíbrio certo entre crescimento e estabilidade, o que pode ser difícil em uma economia global complexa e em rápida mudança.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e tem grande importância para o país. Isso porque ela é utilizada como referência para diversas operações financeiras, como empréstimos, financiamentos, investimentos, entre outros.

Quando a taxa Selic está alta, como é o caso atualmente, os juros cobrados em empréstimos e financiamentos também são elevados, o que desestimula o consumo e o investimento, afetando o crescimento econômico. Por outro lado, uma taxa Selic baixa estimula o consumo e o investimento, impulsionando a economia.

Além disso, a taxa Selic influencia diretamente a inflação, já que os juros altos encarecem o crédito e reduzem a circulação de dinheiro na economia, o que pode contribuir para controlar a inflação.

Portanto, a taxa Selic é uma importante ferramenta de política monetária do governo para controlar a inflação e estimular o crescimento econômico.

O aumento de cargos no governo pode afetar as contas públicas e, consequentemente, a economia como um todo. Se o governo cria mais cargos do que a arrecadação de impostos permite, pode haver um aumento do déficit fiscal, o que pode gerar uma pressão inflacionária e, por consequência, uma necessidade de aumento da taxa Selic para controlar a inflação.
Além disso, o aumento de cargos sem uma devida análise de efetividade e necessidade pode levar a um inchaço da máquina pública, com aumento dos gastos com pessoal e diminuição dos investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. Por isso, é importante que o governo tenha uma política responsável de criação de cargos, que leve em consideração a capacidade financeira do país e as necessidades reais do serviço público.

Um minuto, por favor…

Agradecemos imensamente por ter chegado até aqui e por demonstrar interesse em combater a desinformação e as mentiras. Sabemos que isso demanda muito tempo e recursos financeiros, mas nós do DEOLHO News temos o compromisso diário de levar até você, leitor, conteúdos críticos, embasados em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que o jornalismo independente e responsável é fundamental para uma sociedade livre e democrática, e é por isso que pedimos o seu apoio. Se você também acredita em nosso trabalho, por favor, considere fazer uma doação para nos ajudar a continuar fornecendo informações de qualidade. Clique no link abaixo para fazer a sua doação agora mesmo. Agradecemos de coração.

Faça uma Doação CLICANDO AQUI