João Leão

João Leão, Deputado Federal, Propõe Estratégia para Fortalecer União Brasil nas Eleições de 2024 na Região Metropolitana

por Léo de Topó 

O cenário político da Região Metropolitana da Bahia ganhou destaque recentemente com as declarações do Deputado Federal João Leão, do Partido Progressista (PP). Em uma entrevista, Leão defendeu a candidatura do ex-prefeito ACM Neto, do partido União Brasil, à prefeitura de Camaçari nas eleições de 2024. Além disso, ele sugeriu que, nesse contexto, ele próprio concorreria à prefeitura de Lauro de Freitas, como parte de uma estratégia para fortalecer o grupo político liderado pelo atual prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Lauro de Freitas: Moema cancela Festa de Emancipação em homenagem ao pequeno Gabriel, vítima de ação policial

A proposta de João Leão visa consolidar o poder do partido União Brasil nas três prefeituras mais importantes da Região Metropolitana. Com ACM Neto em Camaçari, Bruno Reis em Salvador e ele mesmo em Lauro de Freitas, o grupo almeja exercer influência política significativa na área metropolitana, fortalecendo sua posição e articulação para futuras disputas eleitorais.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de ACM Neto “se rebaixar” ao concorrer em Camaçari após ter disputado o governo estadual em 2022, João Leão citou o exemplo do Senador Jaques Wagner, do Partido dos Trabalhadores (PT), que também perdeu eleições municipais em Camaçari antes de se tornar governador do Estado entre 2007 e 2014. Nesse sentido, o deputado federal enfatizou que não se trata de um retrocesso político, mas sim de uma estratégia para fortalecer o partido e as perspectivas de ACM Neto na região.

“Não é rebaixar, não. Jaques Wagner foi governador, foi candidato a prefeito de Camaçari e não se elegeu. E eu tenho certeza que Neto teria uma eleição excepcional em Camaçari”, afirmou João Leão, reforçando a sua confiança na capacidade política de ACM Neto em conquistar o eleitorado local.

Além disso, João Leão sugeriu a possibilidade de ACM Neto utilizar a candidatura à prefeitura de Camaçari como um trampolim político, abrindo caminho para uma futura candidatura ao governo estadual. Ele apontou que Neto poderia, eventualmente, dizer: “Olha, vou passar dois anos como prefeito e depois vou ser candidato a governador novamente”, projetando uma trajetória política mais ampla para o ex-prefeito.

As declarações de João Leão evidenciam as articulações políticas que já estão em andamento visando as eleições de 2024 na Região Metropolitana da Bahia. A estratégia de fortalecer o grupo União Brasil nas três principais prefeituras é uma tática ambiciosa, mas que pode render frutos significativos para o partido, caso seja bem-sucedida.

Contudo, vale destacar que a conjuntura política é dinâmica e está sujeita a mudanças, dependendo de diversos fatores, incluindo a aceitação do eleitorado e a atuação dos demais partidos na região. À medida que as eleições se aproximarem, a movimentação política certamente se intensificará, e os desdobramentos desse plano serão observados com atenção pela população da Região Metropolitana da Bahia.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.