Lauro de Freitas

Luto em Lauro de Freitas: Festa de Emancipação cancelada após tragédia envolvendo criança de 10 anos

por Léo de Topó 

Lauro de Freitas, 25 de julho de 2023 – Em uma decisão que demonstra sensibilidade e respeito à dor de uma comunidade abalada, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, anunciou o cancelamento da Festa de Emancipação do município. A medida foi tomada em virtude da trágica morte do pequeno Gabriel Silva da Conceição Júnior, de apenas 10 anos, em uma ação da Polícia Militar ocorrida no dia 24 de julho, na localidade de Portão. A cidade, que se preparava para celebrar seu aniversário de emancipação, agora se une em luto e solidariedade à família enlutada.

Veja também: Moradora de Lauro de Freit@s ganha prêmio de R$ 1 milhão na Nota Premiada

Gabriel, uma criança cheia de sonhos e com toda uma vida pela frente, foi vítima de uma situação que jamais deveria ter acontecido. A ação da polícia militar que resultou em sua morte gerou indignação e protestos por parte dos moradores locais, que clamam por justiça e mudanças no sistema de segurança. Em meio a essa atmosfera de luto e revolta, a prefeita Moema Gramacho tomou a decisão de cancelar a tradicional Festa de Emancipação de Lauro de Freitas, em solidariedade aos familiares de Gabriel e como um ato de repúdio à violência policial.

A Festa de Emancipação é um evento marcante no calendário da cidade, sempre aguardado com expectativa e alegria por seus moradores. No entanto, diante da tragédia que atingiu uma família da comunidade, a prefeita Moema Gramacho entendeu que o momento não é propício para celebrar. Em vez disso, a data ganhará um significado diferente: será um momento de reflexão, luto e solidariedade.

No dia 31.07, em que Lauro de Freitas completaria 61 anos de sua emancipação, a cidade vive um momento de profunda tristeza e reflexão. O cancelamento da Festa de Emancipação foi uma decisão sensível da prefeita Moema Gramacho, que optou por priorizar a solidariedade à família de Gabriel e toda a comunidade impactada por sua morte prematura. Que esta triste ocorrência sirva de alerta para a importância de promover ações em prol da segurança, do respeito aos direitos humanos e da valorização da vida em todas as suas formas.

Com a suspensão dos festejos, fica apenas autorizada a realização da Missa de Emancipação, no dia 31 de julho, na Praça da Matriz, com o som da Orquestra Sinfônica de Lauro de Freitas e Coro Infanto-juvenil do Núcleo NEOJIBA e corais da Igreja.

O cancelamento da Festa de Emancipação de Lauro de Freitas, em respeito à memória de Gabriel e como forma de protesto contra a violência, representa um marco importante na luta por uma sociedade mais justa e segura. Neste momento de dor, a comunidade se une para refletir sobre as causas dessa tragédia e buscar caminhos para evitar que ela se repita. A mensagem é clara: cada vida importa, e é dever de todos lutar por um futuro em que as crianças possam crescer com segurança e esperança, sem medo da violência.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.