Joesley e Wesley Batista

Irmãos Joesley e Wesley Batista viajam com Lula para a China

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos das empresas do grupo J&F, que controla a JBS, integrarão a viagem do presidente Lula Inácio Lula da Silva à China. A informação foi divulgada neste sábado (18) pelo jornal “O Globo” e confirmada pelo g1.

Veja também: Lula diz que miscigenação teve resultados positivos na escravidão e gera polêmica

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, além de Joesley e Wesley Batista e de outros 86 empresários já listados na comitiva, cerca de mais 10 enviaram confirmação nos últimos dias e também integrarão o grupo na viagem presidencial. O ministério divulgou 102 nomes de diferentes setores do agronegócio.

Joesley e Wesley Batista são empresários brasileiros mais conhecidos por seu papel no escândalo de corrupção de 2017 envolvendo o presidente do Brasil na época, Michel Temer. Os irmãos Batista eram donos da JBS S.A., uma das maiores empresas frigoríficas do mundo.

Em 2017, os irmãos Batista estiveram no centro de um escândalo que envolveu o pagamento de propinas a políticos brasileiros, incluindo o presidente Temer, em troca de favores políticos. O escândalo fez parte da investigação mais ampla da Operação Lava Jato, que descobriu a corrupção generalizada nos círculos políticos e empresariais do Brasil.

Joesley Batista, em particular, desempenhou um papel fundamental no escândalo. Ele gravou secretamente conversas com o presidente Temer, nas quais discutiram subornos e outras atividades ilegais. As gravações foram entregues aos procuradores e formaram a base de uma investigação criminal sobre o presidente Temer.

Tanto Joesley quanto Wesley Batista foram presos em 2017 sob a acusação de insider trading e corrupção. Eles chegaram a um acordo de delação premiada com os promotores e concordaram em pagar uma multa de quase US $ 3 bilhões. Como parte do acordo judicial, eles foram obrigados a fornecer provas contra outros indivíduos envolvidos no escândalo de corrupção.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custam tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI